Presente da profissão

24 jul 2017
blog
Por Daniella Pina Ser jornalista e cobrir saúde é um desafio. Não quero com isso desmerecer outras áreas, é claro, mas só quem vivencia o universo da saúde – sem ter cursado medicina – sabe o quanto pode ser difícil. Ao longo da carreira, você pode entrevistar especialistas dos mais prestigiados possíveis e, dependendo da habilidade de decodificação da sua fonte (e da sua sorte), entender 80% ou 8% do que ela falou. Isso, claro, se falar bom português. Se for um entrevistado estrangeiro, além dos desafios da tradução, você precisará se esforçar o dobro pra estudar o assunto até entendê-lo. E depois validá-lo com a fonte, é claro. Apesar das dificuldades, cobrir saúde é gostoso. (Eu juro!). Você começa o dia escrevendo sobre modelos assistenciais. Almoça pensando nos benefícios do sistema point of care para hospitais. E chega ao fim do dia tentando entender se o tratamento de uma pessoa com uma desordem hemorrágica rara é com fator de…

Qual é o lugar do estagiário?

17 jul 2017
blog
“No meu tempo, estagiário não tinha essa vida mansa.” A frase repetida pelos veteranos de uma empresa é tão comum quanto os bordões de fim de ano: “como você cresceu” ou “e as paqueras?”. Esse é um quebra-gelo que abre o debate entre gerações, acompanhado do “eu só levava café” ou “só buscava folhas na impressora”. Como estudante de jornalismo e estagiário, nunca passei por situações constrangedoras, no máximo aquele papo para aliviar a tensão da segunda, ou fazer o tempo correr até a hora de desejar um bom fim de semana para todos. Sendo otimista, ainda vejo que a maioria dos meus colegas de curso não tem, assim como eu, do que reclamar em suas primeiras experiências na área. Como aqui na agência atuamos em múltiplas áreas da comunicação, nós (os estagiários) transitamos entre diferentes funções e conseguimos experimentar o ônus e bônus de cada parte do processo. Sempre acompanhados por um veterano, principalmente se ele já tem certa…

O que fazem os assessores de imprensa?

06 fev 2017
blog
  A assessoria de imprensa, também conhecida como relacionamento com a mídia, é uma ferramenta que contribui para a visibilidade de marcas de forma espontânea na grande imprensa, por meio do relacionamento entre o assessor de imprensa e o jornalista na divulgação de temas de interesse de ambas as partes. Mais do que preparar press releases e enviá-los aos jornais, revistas, programas de TV e rádio, a assessoria de imprensa é responsável pelo planejamento estratégico para construção e manutenção de imagem e reputação, fortalecendo o relacionamento de marcas e organizações com os seus públicos. A assessoria de imprensa é uma ferramenta eficaz para divulgar a história, o estilo único e os sucessos de empresas e profissionais liberais. É também imprescindível no caso de gerenciamento de crises nas organizações, contribuindo para reduzir ao máximo as exposições negativas, atuando na contenção de danos. Em alguns casos a empresa tem de assumir seus pontos fracos e seguir adiante, e o trabalho do assessor…