Blog

Home > Medicina > Qual a importância da pele para o nosso corpo?

Barakat-Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, que corresponde a 16% do nosso peso e tem as funções de: regulação da temperatura do corpo, controla o nosso fluxo sanguíneo, tem funções sensoriais e nos protege contra agentes do meio ambiente. Seria impossível sobreviver sem ela.

Formada por três partes, a parte mais profunda é a Hipoderme. Ela envolve os adipócitos (celular gordurosas) e formam os lobos de gordura. Essa parte é a fornece proteção contra traumas físicos mas também são um depósito de calorias.

Já na camada “do meio” a Derme é quem responde pela elasticidade e resistência. Formada por fibras colágenas, elásticas, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Além disso as glândulas sudoríparas estão na derme.

Por fim, a Epiderme que é a camada mais externa funciona como uma “parede”, com as células epiteliais. Neste tecido são feitos também os queratinocitos e os melanócitos (que dão cor à pele). Neste tecido também estão as unhas, pelos, cabelos as glândulas sudoríparas (que produzem suor e regulam a temperatura do corpo) e as glândulas sebáceas (que eliminam as secreções do corpo).

Continue acompanhando nesta semana, falaremos sobre as principais doenças de pele, o perigo dos produtos de beleza e muito mais.

Dr. Barakat