O que fazem os assessores de imprensa?



o que faz um assessor de imprensa

 

A assessoria de imprensa, também conhecida como relacionamento com a mídia, é uma ferramenta que contribui para a visibilidade de marcas de forma espontânea na grande imprensa, por meio do relacionamento entre o assessor de imprensa e o jornalista na divulgação de temas de interesse de ambas as partes.

Mais do que preparar press releases e enviá-los aos jornais, revistas, programas de TV e rádio, a assessoria de imprensa é responsável pelo planejamento estratégico para construção e manutenção de imagem e reputação, fortalecendo o relacionamento de marcas e organizações com os seus públicos.

A assessoria de imprensa é uma ferramenta eficaz para divulgar a história, o estilo único e os sucessos de empresas e profissionais liberais. É também imprescindível no caso de gerenciamento de crises nas organizações, contribuindo para reduzir ao máximo as exposições negativas, atuando na contenção de danos. Em alguns casos a empresa tem de assumir seus pontos fracos e seguir adiante, e o trabalho do assessor é garantir que a retomada não seja inflamada pela opinião pública para que a empresa tenha o menor impacto possível em sua reputação e imagem, até mesmo em suas finanças.

No caso de crises, o media training, que é o treinamento de porta-vozes, prepara os representantes da empresa para se comunicar corretamente com jornalistas e com a grande imprensa. Além de exposição teórica, o media training também conta com treinamento prático para que speakers possam se preparar para as situações mais adversas ao serem contatados pela imprensa.

Nos últimos anos, o assessor de imprensa passou a ser responsável pelo relacionamento e diálogo com blogueiros e influenciadores digitais, passando a atuar também na frente do “RP 2.0”, tornando a comunicação entre empresas e seus públicos ainda mais dinâmica e direcionada. Nesta nova frente, o assessor passou a se apropriar de novas tecnologias e linhas de abordagem utilizando o marketing de conteúdo, tendo como recursos o release multimídia, vídeos e infográficos como forma de se aproximar desse público, que não para de crescer no mundo todo e comunica assertivamente com os consumidores de informação.

Priscila Passareli

Jornalista com mais de 10 anos  de experiência no mercado de comunicação empresarial, pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura e fluência em inglês. Possui ampla experiência profissional com passagem em assessorias de imprensa, agências de comunicação, editora de livros e veículo online.

Atuou na definição e execução de estratégias e gerenciamento de comunicação de diversas empresas de varejo, consumo, serviços e entretenimento, tais como São Paulo Fashion Week, Hospital 9 de Julho, Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Porto Seguro Seguros e contém1g, entre outras.

  • assessoria de comunicação
  • assessoria de imprensa
  • media training
  • relacionamento com a mídia
  • relações públicas
  • RP 2.0
  • Entre em contato conosco: 11 3875-6296

    Nome*

    email*

    Assunto

    Mensagem