Presente da profissão



Por Daniella Pina

Ser jornalista e cobrir saúde é um desafio. Não quero com isso desmerecer outras áreas, é claro, mas só quem vivencia o universo da saúde – sem ter cursado medicina – sabe o quanto pode ser difícil.

Ao longo da carreira, você pode entrevistar especialistas dos mais prestigiados possíveis e, dependendo da habilidade de decodificação da sua fonte (e da sua sorte), entender 80% ou 8% do que ela falou. Isso, claro, se falar bom português. Se for um entrevistado estrangeiro, além dos desafios da tradução, você precisará se esforçar o dobro pra estudar o assunto até entendê-lo. E depois validá-lo com a fonte, é claro.

Apesar das dificuldades, cobrir saúde é gostoso. (Eu juro!). Você começa o dia escrevendo sobre modelos assistenciais. Almoça pensando nos benefícios do sistema point of care para hospitais. E chega ao fim do dia tentando entender se o tratamento de uma pessoa com uma desordem hemorrágica rara é com fator de coagulação ou by-pass.

Em plena sexta-feira, já passada a hora de encerrar o expediente, você recebe um embrulho contendo um ovo de páscoa. Trata-se de um produto elaborado especialmente para pessoas com restrições alimentares por conta de uma doença rara. O presente vem da assessoria de imprensa que te indicou a fonte para uma matéria sobre o tema.

“Nutrir com amor” é o nome dela. Dessa vez, o conteúdo é voltado para pacientes. Pessoas com doenças raras que exigem grandes adaptações alimentares. Ao ver aquilo, qual é a primeira coisa que você pensa? “Que bom seria se aquela garotinha com tantas restrições alimentares que serviu de personagem para minha matéria pudesse ter uma surpresa nessa páscoa”. E os pensamentos continuam: “Claro! Vou perguntar à sua mãe se ela poderia comer esse ovo de páscoa e se gostaria de recebê-lo”.

“Será o primeiro ovo de páscoa dela”, diz a mãe, emocionada. Após uma semana difícil, a resposta me arrancou lágrimas em silêncio, fazendo-me agradecer mais uma vez pela profissão que escolhi.


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/7/96/a8/rspress2/public_html/wp-content/themes/rspress2017/single.php on line 64

Entre em contato conosco: 11 3875-6296

Nome*

email*

Assunto

Mensagem