Profissão: Assessor de Imprensa



Registros mostram que o cargo de “assessor de imprensa começou a ser desempenhado no século XX. Já nesta época o jornalista americano Ivy Lee, junto a alguns colegas, defendia que a prática de fornecer informações relevantes à imprensa deveria ser feita de forma clara e aberta. Naquele momento, Assessoria de Imprensa e propaganda eram áreas unificadas e, após a ruptura destes mercados, tornou-se mais comum segmentar a atuação de Jornalistas, Relações Públicas e Publicitários. Mas, será que isso funcionou?

Em pleno século XXI vivemos a era da comunicação integrada e fazer assessoria de imprensa deixou de ser apenas a “prática de fornecer informações relevantes à imprensa”. A cada dia a RS Press trabalha para reunir diferentes comunicadores em uma mesma equipe para, juntos, servirmos como um sólido canal entre os nossos 35 clientes e as mídias tradicionais e digitais. Ou seja, esta ruptura não funciona por aqui!

Atualmente tem sido comum ler e ouvir sobre o fim do mercado de Assessoria de Imprensa no Brasil, principalmente, quando a análise do trabalho se baseia na atuação dos assessores no século XX. Hoje, o setor que chamamos de “Comunicação Corporativa” continua fazendo uma assessoria de imprensa que é cíclica e caminha de acordo com as necessidades dos clientes e evoluções da imprensa e da mídia digital. Do século XX trazemos apenas os bons exemplos, as experiências e a clareza na informação.

Pensando na definição direta, assessoria é um grupo de pessoas encarregadas de assessorar e, para isso, reunimos Jornalistas, Relações Publicas, Publicitários e Designers que atuam como consultores de comunicação. Esses profissionais trabalham muito e em sinergia, buscando principalmente o sucesso das ações planejadas e desenvolvidas a cada dia.

Ao contrário dos boatos, podemos garantir que o segmento vem crescendo e buscando por profissionais com expertises e vivências multidisciplinares. Para os comunicólogos, o grande desafio é manter a atenção nos segmentos dos clientes e necessidades das mídias. Além disso, deve-se investir na profissionalização e na aproximação direta com jornalistas e influenciadores digitais. A Assessoria de imprensa está viva, respirando e em constante evolução!


Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/storage/7/96/a8/rspress2/public_html/wp-content/themes/rspress2017/single.php on line 64

Entre em contato conosco: 11 3875-6296

Nome*

email*

Assunto

Mensagem