Qual é o lugar do estagiário?



“No meu tempo, estagiário não tinha essa vida mansa.” A frase repetida pelos veteranos de uma empresa é tão comum quanto os bordões de fim de ano: “como você cresceu” ou “e as paqueras?”. Esse é um quebra-gelo que abre o debate entre gerações, acompanhado do “eu só levava café” ou “só buscava folhas na impressora”.

Como estudante de jornalismo e estagiário, nunca passei por situações constrangedoras, no máximo aquele papo para aliviar a tensão da segunda, ou fazer o tempo correr até a hora de desejar um bom fim de semana para todos.

Sendo otimista, ainda vejo que a maioria dos meus colegas de curso não tem, assim como eu, do que reclamar em suas primeiras experiências na área. Como aqui na agência atuamos em múltiplas áreas da comunicação, nós (os estagiários) transitamos entre diferentes funções e conseguimos experimentar o ônus e bônus de cada parte do processo.

Sempre acompanhados por um veterano, principalmente se ele já tem certa experiência na RS Press, desenvolvemos nossos textos, entendemos as redes sociais, trabalhamos no visual de um site, monitoramos a repercussão de clientes e também buscamos cópias na impressora, mas só quando já estamos em pé: “ô Augusto, traz essas folhas aí”, faz parte.

Ou seja, os estagiários da RS Press podem arregaçar as mangas, buscar um café, tomar esse café e absorver dos seus colegas de trabalho o máximo, pois não vemos por aqui o medo e a vaidade de guardar o conhecimento para si. Poder ver e fazer de tudo é algo que me auxilia no processo de maturidade e desenvolvimento profissional. Em poucos meses sei o que eu mais gosto de fazer, o que não tenho tanto talento para executar, como me encaixo melhor, por qual caminho quero seguir e o lugar em que quero chegar.

No fundo, o verdadeiro lugar do estagiário é em uma troca, entre contribuir e aprender. É um caminho longo que está apenas começando, mas penso que um dia também chegará a minha vez de dizer. “No meu tempo, estagiário não tinha essa vida mansa.”

  • comunicação corporativa
  • estagiário
  • Entre em contato conosco: 11 3875-6296

    Nome*

    email*

    Assunto

    Mensagem