Rede social torna o indivíduo uma figura pública?



Você não pode falar o que pensa em qualquer lugar. Parece uma constatação muito dura? É apenas a realidade. Para nós, que trabalhamos com comunicação, sabemos o quanto um comentário mal colocado, uma declaração controversa, ou uma foto fora de contexto pode ferir profundamente a credibilidade de um profissional ou a imagem de uma empresa ou associação.

É muito difícil separar a imagem pessoal de um indivíduo de sua imagem profissional, e uma opinião emitida em âmbito privado pode tomar proporções inimagináveis e prejudicar o exercício profissional de maneira que pode ser até irreversível. O conteúdo postado na internet é público, nunca vai desaparecer e pode ser facilmente tirado do contexto. Por isso mais do que transmitir a verdade ou ser justo, o que importa é como sua informação é compreendida por quem a ouve ou lê.

As pessoas que você segue nas redes sociais, as fotos que você posta, as frases que são compartilhadas no seu perfil, tudo isso é parte de um mosaico que representa suas ideias e suas posições e dizem quem você é, ainda que em um recorte limitado. Ao produzir conteúdos com potencial controverso ou “acusações” políticas, por exemplo, a sua posição pode ser posta em cheque simplesmente por conta das informações que um dia você fez eco nas redes sociais.

A dica é ser comedido. Não faça nas redes sociais o que você não faria em público, verifique a veracidade das informações compartilhadas e tenha muito cuidado com o que você posta. Afinal, embora a imagem que você transmite seja uma percepção de terceiros, a seriedade e credibilidade partem primeiro de você.

Entre em contato conosco: 11 3875-6296

Nome*

email*

Assunto

Mensagem