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5 motivos para contratar a assessoria de imprensa

5 motivos para contratar a assessoria de imprensa

rspress Assessoria de Imprensa 04.02.2021

A assessoria de imprensa é um dos trabalhos mais importantes na área da Comunicação. É o assessor quem constrói, reformula e desenvolve estratégias para dar visibilidade a uma pessoa, instituição ou marca. Para isso, esse profissional dialoga com jornalistas de veículos de mídia, influenciadores digitais, potenciais parceiros e até mesmo com o público.

O contato com a mídia é essencial para que qualquer marca consiga se consolidar no mercado, criar reputação, estabelecer a sua própria identidade e se posicionar com rapidez e assertividade em um momento de crise. Para aproveitar todos os benefícios do contato com a imprensa, é preciso construir uma jornada de conhecimento da marca, treinamentos dos stakeholders ou porta-vozes, mapeamento de possíveis crises ou temas polêmicos, escolha e definição do assessor de imprensa com melhor fluidez e experiência no segmento de atuação da sua marca.

Por isso, trabalhar com uma agência de comunicação com experiência em assessoria de imprensa pode trazer resultados potencializados, já que conta com diversos profissionais da área da comunicação para construção do planejamento estratégico da marca, análise de riscos e crises etc. que contribui com uma comunicação integrada e um discurso de marca sustentada por suas ações e posicionamentos.

Mas, afinal, vamos aos motivos de ter ao seu lado uma agência de assessoria de imprensa:

 

1. Treinamento | Media Training

 

Nem todos têm facilidade para se comunicar e, mesmo os que têm, precisam de treinamento em técnicas de comunicação direcionadas. Mais do que realizar o treinamento no início do trabalho com a imprensa, essa etapa é uma das principais e exige reciclagem constante.

Com duração média de 3 horas, o treinamento aborda questões como gestão de crises, desenvoltura, disponibilidade, comportamento nas redes sociais, postura profissional etc. Em seguida, inicia a parte prática composta por entrevistas, aplicação de questionários, análise de construção verbal e postura corporal, gravações e avaliação dos porta-vozes.

 

2. Estratégia

 

Sobre qual assunto sua marca é capaz de contar, contextualizar ou analisar? É preciso um plano estratégico sobre assuntos potenciais e pré-mapeados que a empresa pode ser acionada, além de definir os veículos de interesse, regiões de impacto etc. Com esses mapeamentos e a troca constante da assessoria de imprensa com os stakeholders, fica garantido que todos os posicionamentos da empresa estarão alinhados com as suas estratégias de negócios.

Com a estratégia definida, iniciamos a construção de conteúdos relevantes com dados de interesse público, estudos ou análises sobre assuntos em alta etc. provocando o jornalista para saber mais sobre o tema e trabalhar a matéria na imprensa com mais chances de repercussão em diversos canais.

 

3. Imagem e visibilidade

 

Um bom assessor de imprensa sempre tem contatos e constrói um relacionamento de confiança com os principais veículos, jornalistas, influenciadores e podcasters do país. O contato constante e a atenção redobrada com todas as notícias do Brasil e do mundo, ampliam as possibilidades de divulgação das pautas.

Exemplificando aqui, para ampliar a divulgação de uma campanha pode custar caro, por aumentar o investimento em impulsionamentos, anúncios etc. Com uma boa assessoria de imprensa o custo se mantém como o inicial, o desafio é melhor contextualizar o propósito da campanha, cruzar dados de interesse público com o impacto que o resultado da campanha pode causar, oferecer boas fontes de informação etc. Imagem e visibilidade garantidas sem custo adicional.

 

4. Influenciadores e Podcasters

 

Assessoria de imprensa vai além dos veículos tradicionais de imprensa, ela invadiu o universo digital para conversar e se relacionar com os influenciadores, podcasters, blogueiros etc. Essa revolução da internet de dar voz a diversas pessoas potencializa o caminho da informação, direcionando melhor o conteúdo por canal de maior interesse ou relevância.

Já reparou que alguns podcasts, influencers, blogs ou portais têm o mesmo impacto na opinião pública, algumas vezes até maior, do que os jornalistas de veículos tradicionais? Um dos motivos é que eles atuam de forma segmentada, falando de um determinado tema ou causa e atuam com abrangência nacional e impacto regional. Avaliar as oportunidades nesses canais também faz parte da estratégia de imprensa.

Atenção especial para o relacionamento com influenciadores digitais, eles devem ser assessorados também para evitar conflitos de interesse e imagem altamente relacionada com a sua marca – alerta para a marca não estar completamente envolvida na figura humana como sua representante, a marca deve ser maior do que seus influenciadores, por isso, a comunicação integrada e bem planejada é a melhor saída.

5. Prevenção e Gestão de crise

 

Momento em que a sua reputação está em risco e tudo o que falamos até aqui pode não significar nada. Formar um comitê de prevenção e gestão de crise em parceria com a sua agência de comunicação, ou seja, com envolvimento dos líderes do seu negócio e profissionais especializados em gestão de crise/assessoria de imprensa pode evitar destruir sua imagem e impactos financeiros.

Uma etapa complexa e necessária, por isso, o comitê pode trabalhar com o sigilo e organização necessária para bons encaminhamentos, definir quais as próximas ações a serem executadas, seja na área da comunicação, jurídica, segurança do trabalho, recursos humanos, operações etc. A assessoria de imprensa atuará sobre a percepção de diversos públicos (imprensa, funcionários, órgãos públicos, sindicatos, investidores, etc) através de comunicados e mensagens direcionadas, sejam elas pró-ativas ou reativas.

Dica valiosa: Ao procurar uma agência de comunicação para atuar com assessoria de imprensa, leve em consideração o tempo de mercado, cases e o modelo de trabalho – não existe um modelo único para garantir o seu negócio na imprensa, ele deve ser personalizado, acompanhado e revisitado por profissionais qualificados.

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