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Calendário da Saúde: o reconhecimento do negócio pela responsabilidade social

Calendário da Saúde: o reconhecimento do negócio pela responsabilidade social

rspress Comunicação Corporativa 19.08.2020

O Ministério da Saúde, aliado a instituições da saúde, empresas da área e terceiro setor definem um Calendário que visa, nos diversos meses do ano, chamar a atenção para temas essenciais à Saúde da população, é o chamado calendário da saúde.

Com base nessas datas, diversas estratégias de comunicação são pensadas por empresas que buscam fortalecer a sua marca junto à sociedade em geral e ao mercado, além de mostrar aos clientes a sua veia de responsabilidade social.

 

Impacto de ações sociais nas empresas

calendário da saúde

Um estudo realizado em 2015, pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos, mostrou que as pessoas avaliaram um vinho melhor quando souberam que o vinicultor doava 10% da receita para a Associação Americana do Coração.

Assim, imagine otimizar essa atitude do produtor da bebida com uma Campanha de Comunicação direcionada, por exemplo, para conscientização sobre a Hipertensão arterial, com o público interno e externo, nas redes sociais e mídias off-line?

Agora visualize esse tipo de estratégia impactando positivamente o seu negócio. E com a ajuda do Calendário da Saúde, essas práticas se tornam mais estratégicas ao decorrer do ano.

 

Uso do Calendário da Saúde

outubro rosa

Dentre os diferentes usos do Calendário da Saúde, podemos destacar o tão falado Outubro Rosa para usá-lo de exemplo. Deste modo, é possível promover atividades voltadas não apenas para os clientes, mas também aos colaboradores, distribuidores e parceiros.

Além de também ser possível firmar uma parceria com hospitais e outras instituições de saúde locais, favorecendo a conscientização sobre o autoexame, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama.

Afinal, se esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres – em 2019, eram previstos quase 60 mil novos casos, segundo dados mais atuais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), então, algo pode ser feito, e se a sua empresa puder estar à frente disso, melhor ainda!

E as ações podem ser desde as mais comuns, como impressão de cartazes, criação de posts para redes sociais e divulgação de e-mail marketing, até as mais desafiadoras, como corridas de rua e cafés com especialistas. Não há limites para a criatividade!

Além do Outubro Rosa, há outras possibilidades, conforme o perfil e o interesse das instituições, como o tão falado Novembro Azul e o Setembro Amarelo.

 

Aplicação de estratégias sociais para todos os segmentos

novembro azul

Apesar de o nosso exemplo do vinho, talvez você ainda tenha aquele pé atrás sobre ser realmente a sua área embarcar em uma ação social. Será que faz sentido para a sua empresa?

Sem nem saber o seu segmento, já é possível garantir que você pode se envolver sim com atividades do tipo. Ainda mais em um período onde as pessoas preocupam-se cada vez mais com o seu bem-estar e a sua saúde geral, mostrar-se preocupado com isso pode ser a grande chave para humanizar a sua marca.

Essas ações fortalecem o negócio no mercado, fazem com que as pessoas se identifiquem, falem da marca e interajam com ela. Além do mais, uma das maiores tendências de Comunicação é fazer com que as empresas estejam realmente próximas da população, e preocupar-se com a saúde de todos é um grande jeito de colocar isso em prática.

Outro ponto de grande relevância, é que as instituições tornam-se uma referência no mercado e na sociedade. Um bom case de sucesso nesse sentido é a Nestlé, que faz Campanhas sobre aleitamento materno, conscientização sobre doenças relacionadas à velhice, entre outros temas.

 

Pesquisas comprovam relevância de ações sociais

Em 2019, a “The Most Influential Brands”, realizada pela Ipsos classificou as marcas mais influentes entre os brasileiros, isto é, a multinacional de inteligência de mercado ranqueou as instituições nas quais a população do País mais confia.

Dessas, 32% foram mais bem avaliadas segundo critérios Liderança e Inovação, 30% de Confiança, 17% de Presença, 16% de Responsabilidade Social e 4% Engajamento. A pesquisa indica que, devido ao cenário político e econômico do Brasil, as pessoas desejam investir em marcas éticas e que sejam socialmente responsáveis. Não à toa, a Nestlé estava entre as dez mais, na 6ª colocação.

Isso é o que na Comunicação se entende como Marketing Social, ou seja, as ações institucionais que podem melhorar problemas sociais, como os relacionados à Saúde. Em resumo, a marca se fortalece, criando uma imagem positiva e fidelizando seu público, e ainda, retendo mais os colaboradores e motivando a equipe. Além de ainda atrair novos parceiros e clientes.

Informe-se agora mesmo sobre como usar as ações do Calendário da Saúde e garanta um posicionamento mais humanizado e focado no cliente.

A RS é uma agência especializada em Marketing de Saúde, clique aqui e fale conosco.

 

Conheça o Calendário da Saúde:

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