O Ministério da Saúde, aliado a instituições da saúde, empresas da área e terceiro setor definem um Calendário que visa, nos diversos meses do ano, chamar a atenção para temas essenciais à Saúde da população, é o chamado calendário da saúde.
Com base nessas datas, diversas estratégias de comunicação são pensadas por empresas que buscam fortalecer a sua marca junto à sociedade em geral e ao mercado, além de mostrar aos clientes a sua veia de responsabilidade social.
Um estudo realizado em 2015, pela Universidade Northwestern, dos Estados Unidos, mostrou que as pessoas avaliaram um vinho melhor quando souberam que o vinicultor doava 10% da receita para a Associação Americana do Coração.
Assim, imagine otimizar essa atitude do produtor da bebida com uma Campanha de Comunicação direcionada, por exemplo, para conscientização sobre a Hipertensão arterial, com o público interno e externo, nas redes sociais e mídias off-line?
Agora visualize esse tipo de estratégia impactando positivamente o seu negócio. E com a ajuda do Calendário da Saúde, essas práticas se tornam mais estratégicas ao decorrer do ano.
Dentre os diferentes usos do Calendário da Saúde, podemos destacar o tão falado Outubro Rosa para usá-lo de exemplo. Deste modo, é possível promover atividades voltadas não apenas para os clientes, mas também aos colaboradores, distribuidores e parceiros.
Além de também ser possível firmar uma parceria com hospitais e outras instituições de saúde locais, favorecendo a conscientização sobre o autoexame, o diagnóstico e o tratamento do câncer de mama.
Afinal, se esse é o tipo de câncer que mais acomete mulheres – em 2019, eram previstos quase 60 mil novos casos, segundo dados mais atuais do Instituto Nacional do Câncer (INCA), então, algo pode ser feito, e se a sua empresa puder estar à frente disso, melhor ainda!
E as ações podem ser desde as mais comuns, como impressão de cartazes, criação de posts para redes sociais e divulgação de e-mail marketing, até as mais desafiadoras, como corridas de rua e cafés com especialistas. Não há limites para a criatividade!
Além do Outubro Rosa, há outras possibilidades, conforme o perfil e o interesse das instituições, como o tão falado Novembro Azul e o Setembro Amarelo.
Apesar de o nosso exemplo do vinho, talvez você ainda tenha aquele pé atrás sobre ser realmente a sua área embarcar em uma ação social. Será que faz sentido para a sua empresa?
Sem nem saber o seu segmento, já é possível garantir que você pode se envolver sim com atividades do tipo. Ainda mais em um período onde as pessoas preocupam-se cada vez mais com o seu bem-estar e a sua saúde geral, mostrar-se preocupado com isso pode ser a grande chave para humanizar a sua marca.
Essas ações fortalecem o negócio no mercado, fazem com que as pessoas se identifiquem, falem da marca e interajam com ela. Além do mais, uma das maiores tendências de Comunicação é fazer com que as empresas estejam realmente próximas da população, e preocupar-se com a saúde de todos é um grande jeito de colocar isso em prática.
Outro ponto de grande relevância, é que as instituições tornam-se uma referência no mercado e na sociedade. Um bom case de sucesso nesse sentido é a Nestlé, que faz Campanhas sobre aleitamento materno, conscientização sobre doenças relacionadas à velhice, entre outros temas.
Em 2019, a “The Most Influential Brands”, realizada pela Ipsos classificou as marcas mais influentes entre os brasileiros, isto é, a multinacional de inteligência de mercado ranqueou as instituições nas quais a população do País mais confia.
Dessas, 32% foram mais bem avaliadas segundo critérios Liderança e Inovação, 30% de Confiança, 17% de Presença, 16% de Responsabilidade Social e 4% Engajamento. A pesquisa indica que, devido ao cenário político e econômico do Brasil, as pessoas desejam investir em marcas éticas e que sejam socialmente responsáveis. Não à toa, a Nestlé estava entre as dez mais, na 6ª colocação.
Isso é o que na Comunicação se entende como Marketing Social, ou seja, as ações institucionais que podem melhorar problemas sociais, como os relacionados à Saúde. Em resumo, a marca se fortalece, criando uma imagem positiva e fidelizando seu público, e ainda, retendo mais os colaboradores e motivando a equipe. Além de ainda atrair novos parceiros e clientes.
Informe-se agora mesmo sobre como usar as ações do Calendário da Saúde e garanta um posicionamento mais humanizado e focado no cliente.
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