Quais foram os desafios que 2020 apresentou para sua empresa? Além dos cuidados e adaptações como o desafio do networking na pandemia, quais outras mudanças foram necessárias para continuar atuante no mercado?
inda sobre aprendizados, como a sua marca lidou com a velocidade de posicionamento e informação exigida na nova realidade mundial?
É com perguntas e análises como essas que se começa um planejamento estratégico anual. Com um plano claro é possível fortalecer a marca e seus pilares de sustentação, transmitindo visão de futuro aos seus colaboradores, oportunidades e fortalezas aos parceiros, diagnóstico completo das ameaças e fraquezas para que os especialistas nas áreas identificadas possam seguir de forma estruturada e eficiente os passos para correção e transformação das fraquezas identificadas.
Mais do que metas e direcionamentos, o planejamento estratégico considera uma autoavaliação e o estudo de tendências em comunicação e marketing, prevendo uma exposição mais potente e segura da sua marca.
Para começar, você pode seguir os passos apresentados abaixo. Importante envolver os profissionais especializados do seu time para que possam contribuir com as experiências e conhecimentos específicos.
Mesmo com o ano atípico, que pode ter influenciado nos resultados da sua empresa, essa análise pode trazer um olhar sobre as decisões tomadas e o impacto nos resultados previstos e no investimento realizado.
Seus líderes sabem trabalhar sob pressão? É importante contemplar treinamento ou reavaliar as equipes formadas para um melhor desempenho da marca?
O investimento previsto no ano anterior teve parcela destinada à inovação? E para gestão de crise? Sua marca está preparada para posicionamentos extremos e rápidos?
As marcas se transformam porque precisam e porque o mercado se transformou. A aplicação da Análise Swot pode apontar cenários fundamentais para a construção do planejamento estratégico, idealmente faça essa análise em conjunto com os stakeholderes da sua marca.
Se já tem essa análise pronta, vale revisitá-la. Aproveite para aplicar a matriz BCG nos produtos e serviços apresentados, o mundo mudou e os consumidores estão cada vez mais exigentes por qualidade, competitividade de preço e experiência com a marca.
Metas, processos e estratégias flexíveis podem ajudar a estabilizar um negócio, além de incentivar a equipe no alcance do que foi estipulado. Determine metas diferentes por times, especifique as lideranças responsáveis pelo acompanhamento, bloqueie a agenda para encontros de status, mantendo o acompanhamento para ajustes finos nas dificuldades encontradas.
Aqui, é importante destacar que a comunicação interna ou endomarketing pode criar a dinâmica de comunicação ideal para envolver, engajar e motivar cada funcionário.
Como você tem se comunicado com o seu time? Qual a frequência e os temas que são compartilhados? Qual é a plataforma de comunicação mais eficiente para o seu time?
2020 nos ensinou muita coisa, uma delas é que não podemos ser dependentes de uma única orientação, é preciso se adaptar o tempo todo. Para 2021 ainda temos um cenário nebuloso, por isso, seria eficiente você desenvolver mais de 1 planejamento estratégico, prevendo os cenários possíveis de reabertura, vacina, lockdown etc.
Lembre-se que após essa etapa, você deve seguir com o desenvolvimento do planejamento tático e o planejamento operacional. Boa sorte e sucesso nesse novo ano!