rspress
CARREGANDO
Vamos conversar?

blog

Guia do Instagram: imagem é quase tudo

Guia do Instagram: imagem é quase tudo

rspress Marketing Digital 11.02.2021

Quer saber mais sobre a maior plataforma do mundo que trabalha com conteúdos visuais e traz como métrica o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos? Se a sua marca ainda não atua no Instagram, avalie a oportunidade, afinal, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de usuários conectados a essa rede social.

Uma rede social repleta de possibilidades e sempre com novidades, o Instagram vai além do compartilhamento de fotos e vídeos, ele permite a integração com outros aplicativos, tudo para você proporcionar uma experiência mais completa ao seguidor. Claro, tem também suas funcionalidades e interações, como aplicação de filtros, Boomerang, Stories, Lives etc.

Sim, tem bastante conteúdo para explorarmos por aqui! Por isso, separamos alguns tópicos essenciais para uma boa performance e presença da marca. Tome nota das dicas e procure uma agência especializada, como a RS, para dar um Up na sua conta.

 

Explorar imagens com alta qualidade 

 

Imagens representam mais de 63% dos conteúdos nas redes sociais, com 43% de índice de compartilhamento. Lembre-se disso na composição da sua curadoria de conteúdo.

 

Conheça os três formatos que a plataforma oferece:

 

Square: por muito tempo ele foi único e, até hoje, é o mais explorado nas redes. O formato é mais quadrado, para conseguir uma exibição de maior qualidade, indicamos fotos e vídeos quadrados de 1.080 x 1.080 pixels.

Portrait: lembra um retrato, fica em segundo lugar na escolha dos usuários e tem uma proposta mais vertical. As imagens e vídeos seguem a proporção 4:5, indicamos 1.080 x 1.350 pixels.

Landscape: famoso formato paisagem, aqui imagens e vídeos seguem a proporção: 1,91:1 e recomendamos 1.080 x 608 pixels.

No Instagram Stories, os vídeos podem ter de 3 a 15 segundos de duração. Atenção aqui: o tamanho de imagens e vídeos dos Stories depende do dispositivo em que será exibido – não há um tamanho específico – indicamos a proporção 9:16 e dimensões 1080 X 1920, pois seguimos a lógica da reprodução vertical.

 

Boa base de seguidores

 

O Instagram oferece várias opções de segmentação do público com base no perfil, interesses e comportamentos dos usuários. Para você ter essas respostas em mãos, o primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo e o que deseja compartilhar com ele – informações que você recorre ao planejamento estratégico da sua marca.

Parece básico, mas é com essa base que você conseguirá atrair quem deseja: explore as hashtags estrategicamente, interaja com outras marcas, apoie verdadeiramente as causas que você se identifica, provoque o público com fotos incríveis e vídeos reais, use os stories para conversar, descobrir e interagir com o púbico diariamente.

 

Investimento e Anúncios

 

Contas comerciais conseguem acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações. Não é de agora que muitas empresas tiveram que reinventar suas formas de anúncio e venda, mas nos últimos meses esse olhar foi intensificado, isso porquê o marketing digital conquistou seu papel no crescimento de vendas.

Voltando aos formatos de anúncio do Instagram, é possível incluir uma chamada para ação clicável nos anúncios – direcionando para uma página de venda ou contato – a ação desejada tem mais chances de acontecer.

A ferramenta de gerenciamento de anúncios é igual a do Facebook, você pode integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio, ou clicar no botão “promover”, neste último as opções de configuração são mais limitadas.

 

Vamos configurar a sua publicidade?

 

Escolha o retorno que faz mais sentido para o seu negócio, considere as seguintes opções:

– Reconhecimento: reconhecimento da marca ou alcance;

– Consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens;

– Conversões: conversões ou vendas do catálogo

Se ainda tem dúvidas sobre as possibilidades de atuar com marketing digital e colocar sua marca nas redes mais indicadas, te convidamos a ler esse post sobre o marketing digital em tempos de isolamento social.

Claro, estamos por aqui para conversar sobre as possibilidades de todas as redes com você.

[avatar]

rspress Informações sobre o autor.

Cadastre-se para receber conteúdos
exclusivos sobre comunicação e marketing.