Quer saber mais sobre a maior plataforma do mundo que trabalha com conteúdos visuais e traz como métrica o engajamento por meio dos formatos preferidos do público: fotos e vídeos? Se a sua marca ainda não atua no Instagram, avalie a oportunidade, afinal, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de usuários conectados a essa rede social.
Uma rede social repleta de possibilidades e sempre com novidades, o Instagram vai além do compartilhamento de fotos e vídeos, ele permite a integração com outros aplicativos, tudo para você proporcionar uma experiência mais completa ao seguidor. Claro, tem também suas funcionalidades e interações, como aplicação de filtros, Boomerang, Stories, Lives etc.
Sim, tem bastante conteúdo para explorarmos por aqui! Por isso, separamos alguns tópicos essenciais para uma boa performance e presença da marca. Tome nota das dicas e procure uma agência especializada, como a RS, para dar um Up na sua conta.
Imagens representam mais de 63% dos conteúdos nas redes sociais, com 43% de índice de compartilhamento. Lembre-se disso na composição da sua curadoria de conteúdo.
Square: por muito tempo ele foi único e, até hoje, é o mais explorado nas redes. O formato é mais quadrado, para conseguir uma exibição de maior qualidade, indicamos fotos e vídeos quadrados de 1.080 x 1.080 pixels.
Portrait: lembra um retrato, fica em segundo lugar na escolha dos usuários e tem uma proposta mais vertical. As imagens e vídeos seguem a proporção 4:5, indicamos 1.080 x 1.350 pixels.
Landscape: famoso formato paisagem, aqui imagens e vídeos seguem a proporção: 1,91:1 e recomendamos 1.080 x 608 pixels.
No Instagram Stories, os vídeos podem ter de 3 a 15 segundos de duração. Atenção aqui: o tamanho de imagens e vídeos dos Stories depende do dispositivo em que será exibido – não há um tamanho específico – indicamos a proporção 9:16 e dimensões 1080 X 1920, pois seguimos a lógica da reprodução vertical.
O Instagram oferece várias opções de segmentação do público com base no perfil, interesses e comportamentos dos usuários. Para você ter essas respostas em mãos, o primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo e o que deseja compartilhar com ele – informações que você recorre ao planejamento estratégico da sua marca.
Parece básico, mas é com essa base que você conseguirá atrair quem deseja: explore as hashtags estrategicamente, interaja com outras marcas, apoie verdadeiramente as causas que você se identifica, provoque o público com fotos incríveis e vídeos reais, use os stories para conversar, descobrir e interagir com o púbico diariamente.
Contas comerciais conseguem acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações. Não é de agora que muitas empresas tiveram que reinventar suas formas de anúncio e venda, mas nos últimos meses esse olhar foi intensificado, isso porquê o marketing digital conquistou seu papel no crescimento de vendas.
Voltando aos formatos de anúncio do Instagram, é possível incluir uma chamada para ação clicável nos anúncios – direcionando para uma página de venda ou contato – a ação desejada tem mais chances de acontecer.
A ferramenta de gerenciamento de anúncios é igual a do Facebook, você pode integrar a sua conta do Instagram e selecioná-la como um dos posicionamentos do anúncio, ou clicar no botão “promover”, neste último as opções de configuração são mais limitadas.
Escolha o retorno que faz mais sentido para o seu negócio, considere as seguintes opções:
– Reconhecimento: reconhecimento da marca ou alcance;
– Consideração: tráfego, envolvimento, instalações do aplicativo, visualizações do vídeo, geração de cadastros ou mensagens;
– Conversões: conversões ou vendas do catálogo
Se ainda tem dúvidas sobre as possibilidades de atuar com marketing digital e colocar sua marca nas redes mais indicadas, te convidamos a ler esse post sobre o marketing digital em tempos de isolamento social.
Claro, estamos por aqui para conversar sobre as possibilidades de todas as redes com você.