Pessoas em casa, comércios fechados, negócios chegando ao fim e sonhos sendo interrompidos. Vivemos tempos difíceis e os protagonistas responsáveis pela gravidade desse
cenário somos nós mesmos, mas será que temos essa consciência?
Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP), o isolamento social em São Paulo, onde existem mais casos confirmados do novo Coronavírus está sendo respeitado por menos da metade da população (47%), enquanto o ideal para controlar a disseminação do vírus é de 70%.
Com a determinação dos governos estaduais para o fechamento dos comércios não essenciais e do confinamento social, muitos se preocupam com a longevidade de seus negócios. Quem sobreviverá? Como me manterei vivo, com contas em dia sem saber ao menos quando tudo isso irá passar?
No último relatório dos impactos socioeconômicos da pandemia de Covid-19 no Brasil e no Mundo disponibilizado pelo KANTAR, vimos que 87% dos clientes concordam que as marcas devem comunicar seus esforços para enfrentar a situação e, sobretudo, como podem ser úteis nesse novo dia a dia, além de esperar das empresas:
Empresas de um dos segmentos que mais estão sentindo essa crise estão buscando planos criativos para continuar oferecendo seus serviços ou produtos sem impacto negativo e buscando manter o caixa ativo nesse período delicado. A Hurb (Hotel Hurbano), uma agência de viagens nacionais e internacionais aderiu à estratégia de antecipação de vendas. Se ninguém pode viajar nesse momento, por que não começar a planejar sua viagem para o futuro com descontos especiais?
A promoção de pacotes tidos como imperdíveis funcionou e o interesse pela marca decolou, atingindo picos que não foram vistos em janeiro e fevereiro, mês de férias e carnaval, por exemplo.
A estratégia só funciona com agências de viagens? Claro que não! Muitas redes de restaurantes também aderiram à estratégia com uma pegada emocional: pediram ajuda de seus clientes fiéis para que fizessem uma espécie de doação que seria totalmente revertida em créditos de consumo no final da pandemia.
Ação da Heineken para ajudar seus principais parceiros: os bares. Baseia-se em arrecadar doações dos clientes para seus bares favoritos. O que acontece depois? Sua doação é revertida em créditos de consumo para o final da pandemia e a Heineken dobra o valor da doação para o bar. Uma ação da Heineken um tanto quanto inteligente, que une branding e fidelização de clientes em uma ação.
Pensando em estratégias de impacto positivo na sociedade e no mercado, também devemos pensar no que não fazer e entender como suas ações podem impactar a imagem da sua marca negativamente.
No dia 23 de março, o dono da rede de restaurantes Madero, Junior Durski, fez críticas ao isolamento social por meio de seu perfil no Instagram, onde o vídeo foi altamente repercutido. O número de menções da marca aumentou de maneira repentina e destas, mais da metade eram negativas, ¼ eram neutras e apenas 13% eram positivas. (fonte: Agência de Bolso / Brand24)
Um dia depois, coincidentemente ou não, seu vizinho e principal concorrente, Outback, anunciou uma das ações mais singelas que vimos nesse período: a rede iria doar mais de seis mil ovos de páscoa para apoiar os mercados de bairro, com a intenção de ajudar esses estabelecimentos menores a sobreviverem a esse período e terem mais fluxo em seus caixas. Os mercados poderiam vender aos clientes os ovos de chocolate da marca Outback e utilizar o valor arrecadado em sua totalidade para benefício do próprio estabelecimento.
O número de menções da marca também aumentou, mas em um cenário diferente: apenas 5% das menções eram negativas.
A rede de fast-food anunciou doações de cerca de 10 toneladas de alimento para a ONG Banco de Alimentos, além de R$1 milhão para hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde, o SUS.
vimos que enquanto os consumidores esperam que as marcas comuniquem seus esforços para enfrentar a situação e que tenham planos criativos para continuar oferecendo seus produtos e serviços, algumas marcas têm dado aula e outras ainda tem um pouco a aprender. Mas o questionamento agora é: com toda essa atenção voltada aos canais digitais, como se destacar com tantos querendo aparecer? É o momento de investir em publicidade online?
É preciso pensar em diferentes formas de se mostrar presente no digital, falando com seus clientes e mostrando a sua essência. Para se destacar, é necessário apostar e se arriscar nos novos modelos e formatos de comunicação online, você com certeza já ouviu falar ou consome formatos de Podcast, Webinar, Revistas Digitais e as célebres Lives, por exemplo. Por que não tentar?
Apesar do cenário caótico, é um momento sim, propício, para investir em publicidade online. Um dos principais fatores em uma época de crise é a redução da concorrência e todos os seus concorrentes estão no mesmo barco que você, ou até pior. Isso te ajuda a obter melhores resultados até com um investimento menor por conta da baixa do CPC (custo por clique). Se você puder, por que não? O grande segredo para não marcar um gol-contra em momentos como esse (nem tão grande e nem tão secreto assim) é vender o seu produto sem falar sobre ele, criando momentos e necessidades implicitamente. Não é o momento de impor nenhuma venda, mas também não podemos impedir o cliente de comprar.
Nesse momento, enquanto comunicólogos, temos uma responsabilidade tamanha, não de vender e sim de educar, conscientizar e entreter com conteúdo de impacto relevante. Você tem reparado que as atuais comunicações da maioria das empresas reforçam a ideia do distanciamento social e assim como o Mercado Livre, algumas até alteraram sua identidade visual a fim de reforçar e apoiar a ideia?
O Mercado Livre, que é representado por um aperto de mãos em sua identidade visual, optou por substituir o ato por um “toque de cotovelos”, para reforçar a ideia do distanciamento social e principalmente, as recomendações dos órgãos oficiais relacionadas a higiene pessoal.
Campanha do Burger King de incentivo ao isolamento social, evidenciando situações reais. De quebra, eles divulgam seu serviço de delivery – para que você continue consumindo, mesmo durante o isolamento social e sem sair de casa. Lembra do segredo não tão secreto de vender o seu produto sem falar sobre ele? Então…
E você, o que você está fazendo para mostrar ao seu público que está engajado nessa luta e ajudará como for preciso? Será que eles estão entendendo o seu recado e se lembrarão de você no final disso tudo de maneira positiva?
Se precisar de ajuda, nos contate.