Vantagens do trabalho conjunto em busca de resultados efetivos
Apesar de não haver um marco oficial para o surgimento do marketing, a história retrata que desde o século XV a prática era conhecida no dia a dia devido à necessidade das pessoas realizarem a troca de mercadorias. Já no século XVII, com a Revolução Industrial, as cidades começaram a crescer e concretizar as práticas comerciais. Essa rápida transformação na economia e na sociedade criou um desafio para buscar novos formatos de compra e venda.
Porém, foi só no século XX, com a consolidação da economia de mercado, é que o marketing se firmou. E, desde aquela época, o segmento foi construindo estratégias para promover essa relação entre empresas e clientes. O olhar, que antes era para a sua própria produção, foi direcionado para entender as “dores” dos consumidores e satisfazer suas necessidades. A partir daí, foi concebida a ideia de que o cliente deveria ser o centro das atenções.
Hoje em dia ouvimos diversas definições sobre o marketing e uma delas implica na relação com o departamento comercial. Podemos dizer que algumas características definem essas duas áreas, por exemplo, a arte de identificar, conquistar e fidelizar clientes.
Philip Kotler, a maior referência do marketing, já dizia que “o marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Esse conceito traz a abrangência desse segmento, que vai além de vender um produto ou uma marca. O marketing trabalha com a geração de valor e a visão de mercado com o objetivo de se antecipar e satisfazer as necessidades do cliente. Parece fácil compreender esse movimento, mas operacionalizar é muito mais complexo do que imaginamos – por isso, há necessidade de contar com a habilidade de um profissional analítico.
Muitas corporações comprovam que essa experiência contribui para o processo mais rápido e mais eficiente, inclusive, possibilita até uma comunicação padronizada – o que muitos chamam de “linguagem única”. Dessa forma, cria uma identidade mais forte e com mais chances de crescer no mercado, cada vez mais competitivo. Um motivo a mais para aproveitar esse potencial do marketing junto à área comercial.
Percebemos que o mercado segue apostando que a operação conjunta traz uma série de vantagens: vender mais, aumentar a visibilidade, construir boas relações, engajar steakholders, entre outras. Porém, é importante enfatizar os limites e as regras de cooperação entre ambos, sem criar burocracias e nem operacionalizar muito para um e menos para o outro.
Nesse aspecto, é fundamental distribuir as atividades por igual, e, claro, que as equipes estejam equiparadas para que possam estabelecer um elo de segurança e confiança, trazendo resultados significativos nos negócios. Assim, todo mundo ganha.
E, já que o marketing passou por tantas fases e continua numa constante evolução, vamos mergulhar nessa conectividade que a era da tecnologia nos proporciona e encarar os desafios desses novos cenários. “É preciso enxergar o que ninguém vê”, já dizia Schopenhauer!