As decisões que tomamos são tão boas quanto as informações que possuímos e no marketing digital, não é de hoje, que convertemos informações em dados que acompanhamos momento a momento para medir diversos aspectos das nossas plataformas. A organização destes dados para acompanhamento e a definição de metas, chamamos de parametrização e como o marketing digital é uma área nova fazemos melhorias constantes nestas métricas.
As métricas mais tradicionais dessa área como ROI, CAC, LVT, CTR, CPC, CPL, CTA… você já conhece e provavelmente já utiliza, mas todos os dias estamos descobrindo novos comportamentos dos usuários e formas de monitorá-los. Além disso, tecnologias diferentes podem viabilizar novas parametrizações e mesmo as tecnologias tradicionais podem precisar de novas formas de monitoramento de acordo com o negócio.
Abaixo relaciono algumas dessas opções de monitoramento não tradicionais.
Este é um comportamento que todos os usuários realizam nas páginas, ou ao menos esperamos isto, mas que não era profundamente monitorado até recentemente. Estes dados mudaram a forma como desenvolvemos sites pois descobrimos que os usuários não se sentem incomodados com páginas extensas, principalmente nos celulares, e que a necessidade de muitos cliques é mais prejudicial.
No passado a única opção para avaliar estes dados era com scripts proprietários, mas hoje o Scroll Depth do Google Analytics com Tag Manager resolve. Independente do tamanho do seu site monitore este comportamento para promover a melhoria contínua da sua estrutura e do seu contato, é muito importante saber exatamente em que “altura” da página você está ganhando ou perdendo a atenção do seu usuário.
No geral damos muita atenção as páginas mais acessadas de um site mas não ao resultado disso. Com o funil de navegação do Analytics conseguimos analisar a rota traçada pelo usuário, mas monitorando cada área clicável do site conseguimos obter dados muito ricos. Por exemplo uma página de contato, ela pode ser acessada via menu de navegação, através do menu do rodapé, por um destaque da home ou por uma chamada em uma das páginas internas. Qual das opções está sendo mais eficiente e qual deve ser melhor trabalhada?
Essa também não é uma métrica de monitoramento padrão do Analytics e caso queira implementá-la é necessário realizar uma configuração via Event Tracking ou Tag Manager, o que não é complicado.
Essa já é uma métrica bem específica, trabalhosa de implementar e também de monitorar. É possível registrar cada vez que o usuário passa o mouse em algum elemento do site via Tag Manager mas precisamos criar no Analytics um evento que monitore o script de hover no CSS.
Monitorar este comportamento pode mudar completamente a forma que você compreende seu site. É curioso o comportamento dos usuários, no geral eles passam o mouse em tudo e esperam um evento de retorno, com a ascensão dos dispositivos móveis isso aumentou muito. Por isso recentemente surgiu a tendência de sites com mais elementos animados não apenas por questão estética, mas para promover ao usuário um apoio visual na leitura e medir seu interesse.
Essa é uma métrica muito importante para quem trabalha com marketing de conteúdo pois quantifica o quão relevante seu site é sobre determinados assuntos e em relação aos outros sites.
No Analytics e no Search Console conseguimos mensurar quantidade de referências e links externos. Não há consenso sobre qual seria o melhor índice para esta métrica, pois uma grande quantidade de referências pode ser positiva para o volume do tráfego, mas se a origem ou destino tiverem, por exemplo, uma taxa de rejeição alta isso pode ser prejudicial.
Como alternativa uma empresa de consultoria em SEO dos Estados Unidos, a Moz, desenvolveu sua própria métrica relacionando a quantidade links de um site e suas páginas com o restante da internet. Além de considerar simplesmente os links existentes em sites externos eles avaliam a qualidade das páginas de origem e destino, palavras chave, links internos, âncoras e muitas outras variáveis para determinar a autoridade do domínio. Em seguida conseguimos monitorar diversos parâmetros para melhoria contínua e automatizar algumas funcionalidades como um alerta de publicação de link e uma resposta automática para o administrador do site agradecendo a referência ou solicitando uma permissão, por exemplo.
Como o conteúdo é a maior especialidade da RS Press, pretendo voltar nesse assunto pois através de recursos de referenciamento e ferramentas de monitoramento de autoridade, conseguimos valorizar nossos textos e garantir que a internet como um todo seja um ambiente com informações de maior qualidade e que o esforço para gerá-lo seja devidamente reconhecido.