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O poder do podcast e como você pode criar o seu programa

O poder do podcast e como você pode criar o seu programa

Danielle Mendes Outros 30.09.2020

Sempre que uma roda de amigos se junta rolam indicações de filmes, seriados, lançamentos musicais, programas de TV e até restaurantes, mas nos últimos anos uma nova mídia passou a ser mencionada com muita força entre as recomendações, ressaltando o poder podcast!

Os podcasts são programas semelhantes aos de rádio, mas, com um diferencial importantíssimo para a geração atual, você não precisa ficar sintonizado em uma estação para curtir o seu programa preferido. Assim, ele é alocado em agregadoras específicas e está à sua disposição quando quiser.

 

Variedade de temas que criam o poder do podcast

Além de estar disponível a qualquer momento e, na enorme maioria das vezes, ser disponibilizado gratuitamente, os podcasts ainda têm uma abrangência temática muito maior.

Por possibilitar que qualquer pessoa lance o seu próprio programa, sem a necessidade da utilização de grandes aparatos ou sem ter uma emissora por trás, esse tipo de mídia pode alcançar os mais variados públicos e atender aos mais específicos interesses.

Se você está passando por um momento de restrição alimentar e precisa de dicas de produtos que excluam um grupo de alimentos, encontrará um programa dedicado às mais deliciosas receitas. Do mesmo medo, se curte um esporte muito popular em um país asiático, mas, pouco conhecido por aqui, saiba que existe algo prontinho para ser ouvido.

E assim vai, com infinitas possibilidades, levando informação, entretenimento, diversão, comédia e paixão por todos os cantos.

 

Desmonopolização da informação

E se os temas mais variados estão dominando os fones de ouvido por aí, os microfones também deixaram de estar sob os mesmos lábios, e agora podem ser manejados por qualquer pessoa.

Quando pensamos na comunicação e na disseminação de informação, logo relacionamos ao bom e velho jornalismo e, consequentemente, às grandes emissoras de TV e rádio.

Mas com os podcasts a história é outra. Os temas mais inovadores e, principalmente, os conteúdos mais nichados são trabalhados com maestria pelos maiores entusiastas no tema.

Com a vulgarmente chamada “desmonopolização da informação”, os interessados deixaram de depender das grandes empresas de mídia para terem ao seu alcance novidades sobre um tema que curtem.

Agora, basta pesquisar em uma agregadora de podcast e escolher a melhor opção disponível.

 

Mas nem só os amadores criam seus programas

Se a busca pelos podcasts cresceu e o interesse pelos programas de áudio fica cada dia maior, os principais jornais e emissoras de TV e rádio do país também vão querer surfar nessa onda.

Com isso, periódicos como a  Folha de S. Paulo  e o jornal O Globo, além da emissora de rádio Band News, já contam com seus informativos diários e acumulam milhares de ouvintes a cada nova edição.

Esse é mais um ponto para gerar o poder do podcast, que se consolida, também, como uma importante fonte de informação da atualidade.
De acordo com uma pesquisa do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), divulgada em maio de 2019, durante a Maratona Piauí CBN de Podcast, cerca de 50 milhões de internautas brasileiros já consumiram algum tipo de podcast, sendo que 16 milhões afirmaram ouvir seus programas preferidos três ou mais vezes por semana.

 

Como começar seu próprio podcast

E se estamos falando de um público que cresce sempre mais, não temos como fugir de uma questão fundamental: e se eu quiser criar o meu próprio programa? Como faço?

Se você já pensou em ter o seu programa e aproveitar do poder do podcast, saiba que a criação do programa não é nenhum bicho de sete cabeças, mas, como qualquer decisão, requer planejamento e muita dedicação.

1. Defina seu tema

Como falamos, os temas e grupos de interesse são extremamente vastos, mas, não é por isso que você simplesmente vai começar uma gravação e ter sucesso com a nova empreitada.

Por isso, tenha bem definido qual será o tema de seu podcast. Busque inspirações e veja sobre o que as outras pessoas já estão falando.

No caso de esportes, por exemplo, os noticiários e podcasts de emissoras renomadas já falam sobre todos os times, campeonatos e janelas de transferência no futebol. Mas será que uma divisão específica, uma modalidade em ascensão ou o seu time do coração não tem um espaço maior para investir seu tempo, dedicação e voz?

2. Estude

Mais do que se planejar, você vai precisar estudar o seu público, o mercado em que está se inserindo e os processos que irá adentrar.

• Pesquise o que, e como, a sua concorrência está fazendo;
• Defina seus objetivos e trace um plano;
• Determine sua estrutura (Você vai gravar sozinho? Terá convidados em seus programas? Contará com uma bancada fixa para abordar o assunto? Em quais dias irá gravar?);
• Busque informações sobre programas de edição e aparelhos para captação de áudio.

 

3. Planeje sua pauta

Com um tema bem definido, não faltará assunto a ser debatido, mas, você tem ideia de quantos episódios consegue planejar com foco no seu assunto principal?

Antes de partir para a primeira gravação, crie um planejamento com os temas que tem interesse em tratar. Assim, você já deixa seu público antenado sobre o que pode esperar dos próximos episódios.

Após passar por essa fase, crie o roteiro do seu programa. Uma vez que já sabemos que o podcast não é ao vivo, e erros poderão ser ajustados na edição, mas, não queremos dificultar a vida do editor, não é mesmo?

Antes de partir para a gravação, reúna todas as suas informações e organize-as, assim o papo poderá fluir de maneira muito mais orgânica e você não deixará de abordar nenhum dado importante.

4. 1, 2, testando! É hora da gravação

Qualquer um pode usar o poder do podcast, porém, para ter um nem todos os pontos são fáceis assim.

• Teste os seus equipamentos antes de sentar para gravar;
• Busque por um espaço silencioso, ou isolado acusticamente, se possível;
• Se for realizar uma gravação remota, teste o meio de comunicação e sinal de internet para que todos os envolvidos possam participar sem problemas;

 

5. Revise e edite o material

Antes de iniciar a edição do seu material, revise-o para saber se todos os áudios foram captados, para certificar-se de que o material não está corrompido e, por fim, fazer a decupagem de todo o conteúdo do seu podcast.

O processo real de edição conta com inúmeras opções do mercado, como esses [botão] 10 melhores produtos de software de edição de podcast gratuitos e pagos [link: https://filmora.wondershare.com/pt-br/editor-de-audio/melhor-software-de-edicao-de-podcast.html].

Essa última fase trata-se muito mais de adaptação e familiaridade com a ferramenta, então não desanime caso não se dê bem com um primeiro software. Existem inúmeras opções para fazer a edição do seu podcast.

 

6. Publique e divulgue seu programa

Planejamento feito. Roteiro escrito. Programa gravado e editado. E agora? É hora da publicação e divulgação!

Para a publicação, você terá à disposição inúmeras plataformas, como o Spotify, uma das mais conhecidas, o Deezer, Google e Apple Podcasts, e tantos outros. Nesse quesito, vale entender como upar seu material nos streamings e investir no máximo de canais possíveis para estar sempre a um clique do seu público.

Já para a etapa de divulgação, se você já tem um público fixo que conhece o seu trabalho em outras mídias, precisa anunciar a chegada do seu produto. E se não tem, deve fazer a mesma coisa.

As mídias sociais serão o palco principal da sua divulgação. Nesses canais, vale estudar a fundo quem você quer atingir e quais as palavras-chave que devem ser trabalhadas.

Ainda, caso não tenha uma presença nas mídias, crie um novo perfil e comece a definir sua marca interligada ao podcast.

 

E a RS investe firme em suas produções

Aqui na agência contamos com uma célula dedicada às produções audiovisuais. Capitaneada por Lucas Bellini, a equipe de audiovisual planeja, capta e edita todo o material, mas, esse é um trabalho ainda mais detalhado.

As células de conteúdo e marketing digital também são atuantes em todas as etapas do projeto.

Um dos nossos cases de sucesso é o New Normal, podcast que fala sobre o novo normal na saúde com base no conceito da saúde funcional e uso do canabidiol. O programa tem em seu comando a renomada Dra. Paula Dall Stella, que chegou até a gente com o desejo de tornar seu programa uma realidade.

Hoje, com nossa expertise e equipe dedicada, produzimos planejamentos, roteiros, gravações, edição, ações de divulgação e campanhas de impulsionamento de diversos podcasts.

Conheça nossos programas e saiba mais sobre os serviços RS.

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