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Podcast: Ampliando vozes

Podcast: Ampliando vozes

Lucas Bellini Outros 19.10.2020

Podcast? O que é? Provavelmente, isso já aconteceu. Você ligou o rádio no trânsito, ou em casa, e se deparou com um programa sobre um tema de seu interesse e o escutou com total atenção. Esse assunto não era algo frequente na grande mídia, o que provocou uma conexão e você desejou ouvir ainda mais sobre ele.

Então imagine, um programa sobre o tema que desejar e com a possibilidade de ouvir onde, quando e como quiser, seja no carro, casa ou no escritório, com o celular ou computador.

Imaginou? Isso é o podcast.

O começo da história

Você pode ter se deparado com o podcast recentemente, ou até mesmo achar que é algo novo, mas ele existe desde o início dos anos 2000, na forma de arquivos de áudio que precisavam de download para ser escutados.

Somente em 2003 foi criado um algoritmo que possibilitou o download automático por leitores RSS (softwares agregadores de notícias de diversos sites, em um feed único, personalizado e mais recente com os interesses desejados pelo leitor). Isso ajudou muito a popularização do formato.

O termo podcast também surgiu em 2004, pelo colunista do The Guardian e jornalista da BBC, Ben Hammersley, e é uma combinação de “iPod” e “broadcasting”. Sendo assim, significa refletir uma transmissão de um programa de rádio, mas para ser escutado em um iPod, que era muito popular na época.

 

A chegada do podcast ao Brasil

O primeiro programa no Brasil foi o Digital Minds, de 2004, que representou o cenário nacional junto a alguns outros, quase todos abordando o tema tecnologia. Mas mesmo com o crescimento, vários desses podcasts deixaram de existir com o passar do tempo, sendo poucos que continuam em atividade atualmente.

E hoje?

Nos últimos anos, ele ganhou grande visibilidade, principalmente em terras brasileiras, onde cresceu 130% em 2018. Sobretudo, alguns fatores ajudaram nesse aumento, como a popularização dos serviços de streaming, a qualidade do conteúdo e a facilidade de consumir quando e onde estiver.

Como funciona o formato

O Brasil possui nomes de peso no mundo do podcast, como o Nerdcast, o maior do País e um dos maiores do mundo. O formato já é estabilizado há anos, sendo composto por programas com duração, em média, de 90 minutos, sobre temas relacionados ao mundo nerd. Segundo os criadores, ele é rentável desde 2007, um ano após a sua criação.

Esse sucesso inspirou muitas outras pessoas a seguirem uma fórmula semelhante, com programas de mais de uma hora, edição mais dinâmica, e trilhas e efeitos sonoros. Além disso, havia a participação de convidados especializados sobre o tema e apresentadores carismáticos, garantindo um bom fluxo ao quadro.

Mas isso não quer dizer que todos são iguais, há grandes nomes com vários formatos diferentes, sendo outro exemplo o Caso Evandro, do Projeto Humanos. Nele, a história do assassinato de Evandro Ramos Caetano, de apenas seis anos de idade, é contada em formato de documentário.

Ainda não finalizado, ele apresenta os detalhes sobre o caso, com depoimentos de envolvidos, trechos de gravações dos inquéritos da polícia e até entrevistas da época do ocorrido.

Os números crescentes

A Associação Brasileira de Podcasts (ABPOD), desde 2009, realiza pesquisas com os ouvintes, criadores e os não ouvintes de podcasts. A fim de encontrar dados que mostram o porquê das pessoas consumirem os programas, como veem a qualidade e diversidade de conteúdo, a liberdade de ouvirem onde e quando quiserem e a facilidade de produzirem outras tarefas enquanto escutam.

A última edição da pesquisa, aconteceu em 2018 e contou com mais de 22 mil participantes e constatou que cerca de 92% das pessoas escutam pelo celular, o que mostra a liberdade de ouvir.

Mais de 51% das pessoas responderam que escutam todos os dias, 91% disseram que ouvem todos os episódios de um podcast, e 58% dedicam um grau muito grande de atenção ao que estão escutando.

Esses dados mostram o nível de engajamento e retenção de público ao podcast, resultados difíceis de conseguir em outras mídias.

Outro dado interessante é que 92% das pessoas também consideram o conteúdo como um ponto importante para escolher um podcast. Além do mais, eles mostram que cerca de 75% das pessoas gostam de ouvir debates e 55% preferem entrevistas, entre todos os temas apontados na pesquisa.

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) apontou em uma pesquisa realizada em meados de 2019, que 40% de todos os usuários da internet no Brasil (50 milhões de um total de 120 milhões!), já ouviam algum podcast.

Monetização

Uma pesquisa da PwC, indicou uma possível movimentação de U$1 bilhão em publicidade e com estimativas de aumento em 21,3% até 2023.

Na pesquisa da Associação Brasileira de Podcasts (ABPOD), mencionada anteriormente, também há dados sobre isso:

  • 42% das pessoas já compraram uma ou duas vezes produtos anunciados em podcasts;
  • 21% já compraram três ou mais vezes, os itens anunciados;
  • 61% das pessoas só escutam os anúncios associados ao tema do episódio.

Somente 22,2% das pessoas que responderam, não pagariam um valor mensal ao criador do material, onde a maior faixa, cerca de 35% estariam dispostas a pagar de R$10 a R$19,99 para ter um bom conteúdo.

O Poder do Podcast             

Isso tudo mostra como o podcast informa, ensina e entretém as pessoas. Assim, é um grande companheiro no transporte, no trabalho, e em todas as tarefas do cotidiano. Sua grande retenção de público traz de volta ouvintes frequentes, que se identificam com os temas e consideram seus apresentadores como amigos.

Ele eleva a voz de pessoas, que na mídia tradicional, dificilmente seriam ouvidas. Os podcasts são feitos por pessoas comuns, que sentem amor por transmitirem o seu conhecimento e suas opiniões sobre um tema, seja ele qual for.

Há lugares que você também pode conhecer estes criadores de conteúdo. Bem como o Spotify, por exemplo, que se intitula como a casa dos podcasts no Brasil, e disponibiliza diferentes criadores com os mais diversos temas.

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lucasbellini

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