A televisão foi inventada em meados de 1920, mas a primeira imagem nítida foi reproduzida após alguns anos.
O primeiro sistema semimecânico de televisor analógico foi demonstrado por John Logie Baird, em 26 de Janeiro de 1926, em Londres, e dois anos depois, em fevereiro de 1928, imagens em movimento foram transmitidas por Baird de Londres para Nova Iorque.
Antes do surgimento da internet discada, wi-fi e aparelhos telefônicos a televisão era o único meio de informação e entretenimento.
Como um importante meio de comunicação que revolucionou o mercado, nada mais justo que definir uma data comemorativa.
Declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1996, o Dia Mundial da Televisão tem como objetivo promover o intercâmbio mundial de programas de paz, segurança, desenvolvimento econômico e questões sociais e culturais.
A data escolhida, 21 de Novembro, faz referência ao dia em que aconteceu o primeiro Fórum Mundial da Televisão.
Em setembro de 1950 a primeira emissora da América Latina e do Brasil foi lançada, a famosa TV Tupi, por Assis Chateaubriand Nesta época, as transmissões eram feitas em preto e branco.
A TV Paulista foi lançada em 1952 e a TV Record em 1953. O primeiro jogo a ser televisionado ocorreu em 18 de setembro de 1955 entre Santos e Palmeiras, transmitido pela TV Record.
Ao longo dos 71 anos de televisão no Brasil, a evolução do meio de comunicação é notória, principalmente, em termos de recursos tecnológicos, aparelhos televisivos e câmeras.
1950: A TV Tupi é inaugurada por Assis Chateaubriand e, ao longo da década, nascem outros canais de televisão, como: TV Paulista, TV Record, TV Rio, TV Excelsior e TV Continental.
1962: É instituído o “Código Brasileiro de Telecomunicações” e criado o Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL), autorizando o governo federal a constituir uma empresa pública. Nascia a Empresa Brasileira de Telecomunicações.
1963: Um decreto do governo militar regulamenta a programação ao vivo da TV.
1966: É instalada uma CPI para investigar a associação da Rede Globo com o grupo americano
Time Life, o que era proibido pela legislação brasileira. As denúncias partiram do senador João Calmon, ligado às Emissoras Associadas (TV Tupi).
A Globo compra a TV Paulista em março de 1966, mudando o nome para TV Globo SP.
1967: É criado o Ministério das Comunicações. Acontece o lançamento da TV Bandeirantes.
1969: Lançamento da TV Cultura.
Na madrugada do dia 21 de julho, o Brasil assistiu a chegada do homem na lua em todas as emissoras do país.
1970: Lançamento da TV Gazeta.
1972: Em 31 de Março acontece a primeira transmissão a cores da TV brasileira.
1977: Decreto regulamenta a propaganda governamental gratuita.
1981: É criado o canal SBT, Sistema Brasileiro de Televisão, fruto da fusão entre as emissoras de Silvio Santos.
1983: Lançamento da Rede Manchete, atual RedeTV!
1985: Lançamento do primeiro satélite de comunicação brasileiro, o Brasilsat. Com ele as emissoras tinham à disposição um canal por todo período. O marco abre caminho para a chegada das antenas parabólicas, que levam a televisão até localidades rurais, comunidades ribeirinhas e fazendas.
1990: Acontece o lançamento da TV por assinatura no Brasil, por meio do Canal+, com implementação tecnológica do sistema MMDS, transmissão aérea, através de micro-ondas. O sistema Canal+ tinha cinco canais, a CNN, a ESPN, o SUPERSTATION, a TVM e um canal de filmes com legendas.
No final do ano de 1990, o Grupo Abril comprou o Canal+.
1992: A empresa NET lança seu serviço de TV a cabo.
1993: Lançamento do canal Cartoon Network, com desenhos animados 24 horas por dia.
2003: O ex-presidente Lula cria um consórcio com o objetivo de implantar a televisão digital no Brasil, para substituir gradualmente o sinal analógico.
2007: Início do sistema de sinal digital.
2016: Os sinais de televisão analógica começam a ser desligados em várias cidades do Brasil.
2018: O sinal analógico é extinto.
2019: O Grupo Globo fez um acordo com o maior grupo de mídia da China, a estatal China Media Group. O acordo prevê a cooperação mútua nas áreas de cinema, televisão, esporte, entretenimento, tecnologias 4K, 8K, 5G e outras.
2020: Em março de 2020, devido a pandemia de COVID-19, as emissoras congelam novelas e programas de auditório. Entra em cena programas de entrevistas e jornalísticos por videoconferência, com profissionais gravando em suas casas.
Mesmo com o surgimento e desenvolvimento dos smartphones e plataformas de streaming, a televisão ainda é um aparelho presente na grande maioria das casas.
Os jornais televisionados por canais abertos e fechados ainda são, para muitas pessoas, a principal fonte de informação.
Atualmente, temos recursos que tornam a experiência mais completa, como as tecnologias de inteligência artificial, casa conectada e até mesmo melhorias no som e na imagem. Tudo contribui para evolução dos meios e não sua extinção.
As plataformas de streaming, que nas televisões modernas podem ser instaladas, permitem que os telespectadores não fiquem mais restritos a assistirem apenas a programação dos canais.
A SMART TV, televisor com acesso a internet, por exemplo, pode ser conectado a aparelhos telefônicos e computadores. Esse é mais um marco importante para a história da televisão, pois reúne as diversas formas de assistir a vídeos e filmes em plataformas digitais, além de apenas ouvir música.
Gostou de conhecer melhor a história da televisão? Aqui na RS prezamos pelo trabalho de comunicação com foco na divulgação de marcas e empresas na mídia televisiva, saiba mais.