ABMotéis News #39 - Mai/Jun 2021

MAI-JUN/2021 Nº 39 3 “Equipe engajada gera mais resultados” Para Cláudia Vargas, especialista emtreinamento de equipes, empresas que enriquecemtêmcolaboradores engajados. Ela ensina a identificar sinais de desmotivação das equipes e dá dicas para os moteleirosmudar esse quadro Entrevista Por Leila Vieira Especialista em treinamen- to, engajamento e motivação dos colaboradores, Cláudia Vargas ofe- rece palestras e treinamentos para diferentes empresas de diferentes segmentos. No setor moteleiro, em 2019, iniciou o treinamento com as equipes dos motéis Status e Snob, de Belo Horizonte (MG), e o resultado melhorou a qualidade do atendimen- to, serviços de limpeza, ambiente de trabalho e a comunicação. Empreen- dedora há mais de 30 anos e formada em gestão comercial e marketing, Cláudia detalha a seguir os sinais que mostramuma equipe desmoti- vada, as atitudes que podemmudar esse cenário e enfatiza que manter uma equipe motivada é o primeiro passo para cativar os hóspedes. Como foi o trabalho realizado nos motéis Snob e Status? O objetivo principal da direção era melhorar o ambiente interno. Desenvolvi e apliquei os treina- mentos para os colaboradores da supervisão, atendimento e cama- reiras, de ambos os motéis, com metodologias diferentes para cada grupo. Os treinamentos exploraram conhecimentos técnicos de cada função,motivaçãoe reconhecimento. A adesão foi alta: mais de 80% parti- cipou. Realizamos o primeiro ciclo de treinamentos em 2019, e, por causa da pandemia, aguardamos para iniciar uma nova etapa no se- gundo semestre. Qual a importância para o moteleiro dessa motivação das equipes? Alémdo aumento no faturamen- to, a equipe motivada e engajada pode gerar fidelização de novos clientes, destaque em relação à con- corrência, redução da rotatividade de funcionários, mais precisão nos serviços e melhoria significativa do ambiente de trabalho. Isso ocorre porque essa equipe encanta mais o cliente, trabalha commelhor sinto- nia entre os colaboradores, acredita na empresa e produz mais. Estudos comprovamque uma equipe engaja- da comos propósitos e objetivos da empresa gera 20%mais resultados do que uma equipe insatisfeita. Engajar os colaboradores demanda muito custo para a empresa? Isso é ummito! Engajamento tem a ver comorgulho e crença. Acre- ditar na empresa, em si mesmo, no valor do seu trabalho, nos resultados que aquela função pode proporcio- nar. Esse sentimento pode ser des- pertado pela empresa com atitudes simples diárias. Os treinamentos vêm reforçar essas crenças e corrigir falhas operacionais, melhorando performances. Investir em capacita- ção e desenvolvimento contínuo é o que difere empresas bem-sucedidas das demais. Quais seriam os sinais que indicam uma equipe totalmente desmotivada? Alto turnover, excesso de faltas, mal humor, procrastinação, descui- do com a aparência e desinteresse emnovos aprendizados são sinais que merecem atenção. Se a empresa negligencia a motivação de suas equipes, o primeiro a sentir o reflexo da desmotivação é o próprio hós- pede, por meio de serviços mal exe- cutados e falhas no atendimento. A consequência pode ser catastrófica. Quais atitudes o moteleiro pode adotar para manter as equipes motivadas? Estabelecer uma comunicação eficaz, simples e positiva é um bom começo. Reconhecer as conquistas é uma forte ação motivacional. Cumprir sempre o prometido com os colaboradores, dar autonomia em alguns casos e ser pontual nos pagamentos são medidas simples que fidelizam os funcionários. Além disso, ao contratar um novo colaborador, é fundamental que o moteleiro observe se ele possui ca- racterísticas essenciais para atuar no setor como discrição, gentileza, agilidade, organização e habilidade interpessoal. Isso evita falhas e frustrações.

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