ABMotéis News #51 - MAI/JUN 2023

8 ABMotéis News Mai/Jun de 2023 Um fato é certo: todos nós queremos que nossos motéis sejam negócios lucrativos. E uma área imprescindível para alcançarmos isso é a construção de nossa voz no digital. Uma pesquisa recente da Fundação Getúlio Vargas mostrou que o Brasil possui mais smartphones do que habitantes. E o dinheiro, como sabemos, está onde está a atenção. Dessa forma, lanço a pergunta: você tem tirado proveito desse poderoso instrumento que é a rede social? O perfil do público que frequenta motel mudou e hoje a maioria dos casais que frequentam nossos motéis procuram algo muito além de um lugar para namorar. Eles querem viver uma experiência diferenciada e que traga benefícios para o seu relacionamento. Com essas duas informações fundamentais para nosso negócio, como podemos ainda deixar nossa voz de fora do universo digital? Ou, ainda pior, deixar nossas redes sociais nas mãos de terceiros que nada conhecem do propósito do seu negócio? É urgente e necessário nos conectarmos com nosso público-alvo de forma coerente, ativando emoções e gerando nele a necessidade de utilizar o nosso espaço para que seus relacionamentos sejam impactados. E será que é possível fazer todo esse movimento apenas mostrando fotos das nossas suítes? Já experimentei este caminho e posso garantir que ele não trará os resultados que você espera para o seu motel. Na vastidão que o ambiente digital, vende quem conta a melhor história, quem conquista a confiança do seu público e quem consegue influenciar semeando ideias construtivas e grandes experiências. Fica a pergunta: quais ideias seu motel tem semeado no digital? Podemos classificar as pessoas basicamente em três tipos. O primeiro é formado por aqueles que nem sabem o que está acontecendo. O segundo é de pessoas bem informadas, que sabem tudo o que está acontecendo. E o terceiro é daqueles que fazem acontecer, se antecipam aos fatos. Estamos trabalhando para que a ABMotéis evolua para o terceiro tipo. Nos últimos anos, participamos de reuniões formais com ministros do Turismo e de reuniões com o corpo técnico do ministério, além de infinitas sessões na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Em muitas delas, atuamos dentro do plenário de cada casa quando os congressistas estavam votando matérias de nosso interesse como PERSE, ECAD e Reforma Tributária, por exemplo. Para terem uma ideia da importância da nossa presença neste espaço, um levantamento da nossa Assessoria de Relações Governamentais apontou que há mais de 900 projetos de lei com o uso da palavra “motéis” no Congresso. Um deles estabelecia a presença de um salva-vidas em piscinas de qualquer tamanho. Já pensaram se tivesse sido aprovado sem intervenção da ABMotéis? Precisamos aprender com nosso amigo Manoel Linhares, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. Nas principais votações no Congresso, os hoteleiros desembarcam em peso em Brasília. Dois empresários por estado visitam congressistas e cobram seu envolvimento e as comitivas participam de reuniões com relatores, líderes de bancadas e de partidos, angariando o maior apoio político possível. O resultado tem sido positivo. Temos que replicar este modelo entre nós! Qual a voz do seu motel no digital? O que política tem a ver com você? Resenha Luciana Ribeiro é sócia do Motel Recanto, em São Paulo, e diretora da ABMotéis Carlos Eduardo Ferreira é diretor da ABMotéis no Distrito Federal e proprietário do A2 Motel Outros conteúdos para você interagir Siga nossas redes sociais E-BOOK O e-book “Governança, diferenciais e singularidades do padrão moteleiro” reúne as principais dúvidas dos moteleiros sobre o assunto. PODCAST Episódio do MotelCast, do Guia de Motéis, conta os bastidores do mega projeto “Em busca dos Melhores Motéis do Mundo.” ARTIGO Saiba mais sobre a relação entre o mercado de bem-estar sexual e as oportunidades de negócios para a motelaria. @abmoteis @abmoteis

RkJQdWJsaXNoZXIy MTg4NjE0Nw==