Atenção Básica - Vol.I

abrangência da UBS Jardim Ruyce e 284 de outras regiões de Diadema. Dos moradores na área de abrangência, 85 foram agendados para atendimento, sendo 65 através de comunicado entregue na escola e 20 através de grupos de retorno. CONSIDERAÇÕES FINAIS Baseado no resultado obtido, nossas considerações finais foram de baixa adesão no agendamento para o tratamento odontológico através dos responsáveis legais pelos alunos das escolas Municipais de Diadema, classificados com necessidade de intervenção. A maioria destes agendamentos foram realizados tardiamente, com casos até quatro meses após a avaliação e a entrega do comunicado. Sendo assim, concluímos que intervenções são necessárias no sentido de sensibilização destes responsáveis legais, afim de que ocorra uma percepção imediata e não tardia, da doença cárie que, uma vez instalada, pode desencadear outras consequências às crianças, prejudicando inclusive, seu rendimento escolar. Notou-se que nos casos D e D1, o comunicado para o agendamento de tratamento odontológico através da escola foi mais efetivo que o oferecido através do grupo de retorno por faixa etária na UBS. Sugerimos a realização da busca ativa e do monitoramento das crianças com avaliação D e D1 nas escolas pelas agentes de saúde que as acompanham, propiciando mais uma forma de acesso destas ao tratamento odontológico. E uma proposta de trabalho conjunto com a direção das escolas, responsabilizando os representantes legais ao comparecimento à consulta odontológica num modelo semelhante ao que já ocorre com a atualização da carteira vacinal das crianças matriculadas nas Creches e Escolas Municipais de Diadema. O mapeamento da aderência ao agendamento para o tratamento odontológico permite a Equipe de Saúde Bucal traçar estratégias junto com a Equipe de Saúde da Família e as escolas para melhorar e garantir o acesso das crianças com necessidade de tratamento conforme as características e vulnerabilidades de cada território, reforçando a importância de projetos como o Programa Saúde na Escola e o Crescer Saudável. ATENÇÃO BÁSICA 104

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