Atenção Básica - Vol.I

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: MUTIRÃO ODONTOLÓGICO EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE EMBU DAS ARTES. Autores: Olga Maria Dias Agostinho Pires Instituição: Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes Município: Embu das Artes CIR: Mananciais Endereço: Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves Telefone: 47853531 Celular: 988652111 Email: financeiro.saude@embudasartes.sp.gov.br INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA O programa de Saúde Bucal do Município de Embu das Artes possui parceria com a Faculdade de Odontologia da USP- Disciplina de Saúde Coletiva. Nesta parceria os estudantes de odontologia conhecemo serviço público, emespecial, o serviço odontológico. Dentro deste programa, tambémestão sendo realizados mutirões de atendimento odontológico em escolas municipais. Estes mutirões, além de complementarem o trabalho realizado pelo serviço de Saúde Bucal, em escolas descobertas pelo programa Odontológico municipal, também tem uma função pedagógica para os estudantes, pois são inseridos em atividades compatíveis com as matérias que já cursaram na graduação. Os alunos que estão no início do curso participam das atividades de promoção e educação em saúde. Os professores realizam a triagem e, os alunos que já estão em estágio mais adiantado, fazem os atendimentos clínicos das crianças com necessidade de tratamento. OBJETIVOS Ampliar a cobertura de atendimento dos escolares comações de promoção e prevenção e adequação de meio bucal. Proporcionar aos alunos de Odontologia uma integração Ensino / Serviço. METODOLOGIA As ações são realizadas emescolas pré definidas pela coordenação de Saúde Bucal, e pelos estudantes da Faculdade de Odontologia. Os estudantes vêm acompanhados de professores, sendo a equipe composta por 25 estudantes e alguns professores. São realizadas atividades de Educação em Saúde Bucal e Atendimento Clinico, comAções de Adequação de Meio Bucal (selamento de cavidades de cárie, através da Técnica doART e exodontia de dentes decíduos). São ações de baixa complexidade, que podem ser feitas sem equipamento odontológico. Casos mais complexos, se necessário, é encaminhado para a redemunicipal. Ascriançasdaescolasãoagendadaspor horário, passaminicialmentepor umaatividade de educação em grupo, depois realizam a escovação supervisionada. Após isso, vão para a triagem, aqueles que têm necessidade de tratamento vão para a sala de atendimento clinico (sala de aula com as carteiras preparadas como se fosse uma maca), os estudantes de odontologia atendem as crianças, sentados nas cadeiras escolares, assim são realizados os procedimentos de baixa complexidade, sem a utilização de equipamentos odontológicos. É montada uma bancada central, onde um estudante fica preparando o material de consumo odontológico, e estudantes circulantes auxiliam aqueles que estão em atendimento clinico. Então dessa forma cada estudante está em uma função já estabelecida e as crianças, conforme vão chegando, passam por todas as atividades, conforme sua necessidade, além de receberem um kit de higiene bucal. Auxiliares em Saúde Bucal da rede fazem a esterilização dos instrumentais utilizados. Com essa dinâmica, ao longo do dia, as crianças vão chegando e passando ATENÇÃO BÁSICA 145

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