Atenção Básica - Vol.I

METODOLOGIA OProjetoDesenvolver acompanhaascriançasdomunicípioqueapresentamasseguintescaracterísticas ao nascimento: • peso de nascimento inferior a 1500g; • prematuro com idade gestacional abaixo de 34 semanasoucomcomorbidades•tempodepermanêncianoberçáriomaiordoque7dias;•anoxianeonatal moderada ou grave; • crianças com infecções congênitas ou malformações congênitas; • crianças em situações de vulnerabilidade (risco social, mães usuárias de droga e/ou HIV+). As crianças com menos de seis anos de idade comcomprometimento no DNPM identificado pela família, escola, profissionais da saúde, abrigos e lideranças da comunidade são também encaminhadas ao nosso serviço. É constituído por uma equipe interdisciplinar com pediatra, neuropediatra, psicóloga, fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional A assistência interdisciplinar, garante a integralidade do processo saúdesociedade e o alinhamento entre os profissionais da equipe quanto à compreensão de cada caso e dos objetivos das condutas e intervenções. Assim, diminui-se a fragmentação do indivíduo e da patologia e o excesso de deslocamentos a serviços diversos. O Projeto Desenvolver é um serviço da atenção básica (ou atenção primaria) que atende às quartas-feiras na Unidade Básica de Saúde Centro em Embu das Artes. Os atendimentos são organizados através de agendamento para as primeiras consultas, retornos programados a critério da equipe, e “porta-aberta” para intercorrências desses pacientes. RESULTADOS No ano de 2019, foram atendidas 677 crianças, dentre as diversas patologias e faixa etária inclusas por critérios. CONSIDERAÇÕES FINAIS O modelo de assistência do Projeto Desenvolver é pioneiro no país e tem sido amplamente divulgado em artigos e congressos. Considera-se de suma importância a sua defesa, proteção, manutenção e garantias para que o trabalho continue a ser executado e a população tenha acesso a um serviço tão relevante para crianças na primeira infância. Referências Bibliográficas 1. Organização Pan-Americana da Saúde. Manual para vigilância do desenvolvimento infantil no contexto da AIDPI. Washington: OPAS, 2005. 2. Organização das Nações Unidas. Disability and development report. Realizing the Sustainable Development Goals by, for and with persons with disabilities. 2018. Nova Iorque: Organização das Nações Unidas, 2019. 3. DORNELAS, Lílian de Fátima; DUARTE, Neuza Maria de Castro; MAGALHAES, Lívia de Castro. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor: mapa conceitual, definições, usos e limitações do termo. Rev. Paul. Pediatr. 2015, vol.33, n.1. 4. MIRANDA, Luci Pfeiffer; RESEGUE, Rosa; FIGUEIRAS, Amira Consuelo de Melo. A criança e o adolescente com problemas do desenvolvimento no ambulatório de pediatria. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 79, supl. 1, p. S33-S42. 5. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de zero a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2016. 184 p.: il. ATENÇÃO BÁSICA 150

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