Atenção Básica - Vol.I

IMPLANTAÇÃO DO PRONTUÁRIO ELETRÔNICO DO CIDADÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA Autores: Paula Barreto Ferreira, Fabiana Sousa de Jesus Ribeiro, Alessandra Maria Rocha de Miranda Instituição: MUNICÍPIO DE FRANCO DA ROCHA Município: Franco da Rocha CIR: Franco da Rocha - Franco da Rocha Endereço: Avenida Liberdade Telefone: 48001905 Celular: 941276868 Email: maria.reina@francodarocha.sp.gov.br INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A gestão em saúde não só no Brasil, mas em todo o mundo, busca utilizar-se de ferramentas e dispositivos que consolidem modelos de gestão e aprimorem ações técnicas-burocráticas para racionalizar os recursos disponíveis. Neste sentido é necessário considerarmos o número de pessoas excluídas tecnologicamente enquanto trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde. Com a incorporação de tecnologias de informação facilitamos os processos de trabalho, mas demandamos uma maior qualificação dos trabalhadores da saúde para uma nova adaptação à um ambiente virtual e informatizado. Tal processo pode ser desenvolvido através do aumento na confiabilidade em ambientes virtuais, capacitação e desenvolvimento de aptidões para uso dos diversos sistemas de informação. Nesse contexto de inovação e possível cenário de resistência por parte dos trabalhadores a uma nova forma de gerenciamento e de trabalho, o gestor deve promover ambientes mais acolhedores ao desenvolvimento das aptidões de cada trabalhador com foco, por exemplo, na implementação de um prontuário eletrônico do cidadão (PEC). A utilização do PEC uniformiza o conteúdo dos dados registrados durante os atendimentos e demanda especificidades de dados em período de tempo específico. Essa característica demanda disposição profissional para o uso de tecnologia o que às vezes não é um hábito. Na prática, o trabalhador finaliza os atendimentos e sistematiza a assistência, com o preenchimento correto dos campos do sistema utilizado. OBJETIVOS Demonstrar a importância de instrumentos que facilitem a comunicação entre os profissionais por meio da uniformidade prevista na composição do PEC, além de reforçar a importância dos registros fidedignos e adequados a solicitação identificando as habilidades desenvolvidas pela equipe ao adaptar-se ao ambiente virtual e registrar o sentimento de valorização ao proporcionar o acesso à tecnologia para uma população segregada dos meios digitais. METODOLOGIA É um relato de experiência de implantação do PEC na Unidade Básica de Saúde (UBS) Pastor Elias Pereira. A implantação contou com 2 profissionais para a retirada de dúvidas dos integrantes da Equipe Estratégia de Saúde da Família da UBS citada e auxiliaram a familiarização dos colaboradores com a interface do PEC. Concomitante ao período de implantação do PEC, reforçaram-se ações de conscientização para que os usuários portassem os documentos necessários para o agendamento de consultas e outros procedimentos na UBS pelo PEC. ATENÇÃO BÁSICA 195

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