Atenção Básica - Vol.I

agentes comunitários de saúde (ACS), porém toda a equipe tinha acesso e podia consultar e fazer alterações. Com base na planilha, os ACS intensificaram o contato com a gestante e sua família durante o último mês de gestação, fazendo visitas domiciliares mais frequentes para identificar precocemente o nascimento do bebê. Além disso, também era possível identificar o nascimento durante o cadastro do recém-nascido quando a família vinha fazê-lo para agendar a BCG e a primeira consulta. Foi realizada sensibilização de toda equipe para ficar atenta quando identificasse um recém-nascido na unidade ou no território e investigar se o mesmo já havia tido o primeiro atendimento. Após identificado o nascimento do recém-nascido, era agendado o primeiro atendimento do binômio com médico ou enfermeiro, priorizando que esse atendimento aconteça até o sétimo dia. As ações eram monitoradas mensalmente nas reuniões de equipe e quadrimestralmente através do RDQA e de dados do eSUS e do TABNET. RESULTADOS No primeiro quadrimestre, nasceram 36 RN no território dos quais 6 foram atendidos na primeira semana de vida, resultando em indicador de 16,7%. No segundo quadrimestre 21 RN foram atendidos na primeira semana dentre 32 nascidos vivos, resultando em indicador de 65,6%. Já no terceiro quadrimestre, 17 RN foram atendidos na primeira semana para 26 nascidos vivos, resultando em indicador de 65,4%. Considerando o ano de 2019 como um todo, foram realizados 44 atendimentos na primeira semana de vida para 94 nascidos vivos, resultando em indicador de 46,8%. Assim, pode-se observar aumento na cobertura dos atendimentos em mais de cinco vezes entre o primeiro e o segundo quadrimestre, logo após a intervenção. CONSIDERAÇÕES FINAIS Durante a implementação das ações, foi percebida importante sensibilização de toda a equipe, independente da categoria. Houve um esforçou coletivo para captar o binômio, porém, merece destaque o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, que ao identificar o nascimento de uma criança se responsabilizavam em garantir seu atendimento precoce. Essa mudança de postura de cada profissional garantiu o sucesso da ação. Vale destacar que o início do uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em Julho favoreceu a implementação desta intervenção. Além de ajudar na captação dos RN, facilitou a obtenção de dados que auxiliam na avaliação do indicador. Com este trabalho foi possível concluir que o uso de indicadores pode auxiliar na identificação de problemas e na qualificação do cuidado, além de mostrar que o trabalho em equipe contribui para que importantes ações sejam colocadas em prática, de modo que seja possível melhorar o acesso dos usuários ao serviço de saúde. ATENÇÃO BÁSICA 54

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