#congressocosemssp2025 EDITORIAL O Congresso do COSEMS/SP em 2025 será um espaço renovado e alinhado com as novas gestões municipais. Em cada eleição municipal, temos a grata oportunidade de capacitar as novas equipes, promover troca de experiências e reforçar nossa representatividade junto a todos os gestores municipais de saúde do Estado de São Paulo. Uma representatividade legitimada em mais de três décadas de um trabalho incessante em defesa do Sistema Único de Saúde, o SUS, em todas as suas instâncias de pactuação de políticas públicas de saúde. A disseminação intensiva de conhecimentos sobre o SUS se consolidará em mais de 50 atividades distribuídas em três dias de Congresso. Haverá Mostra de Experiências, Cursos, Seminários, Rodas Temáticas, atividades abertas no Espaço Gilson Carvalho, Feira de Negócios, prêmio David Capistrano e muito mais. Mais de uma centena de convidados, incluindo representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado de Estado da Saúde de São Paulo, de universidades, CONASEMS, Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS e muitas instituições parceiras. Destaco aqui a nossa 21ª edição da Mostra de Experiências Exitosas dos municípios paulistas, que em 2025 bateu recorde com 2.121 trabalhos inscritos, de cerca de 150 municípios. Queremos que esse número seja sempre ascendente. O tema central deste ano está voltado para o maior desafio que o SUS e os novos gestores municipais enfrentarão: a era digital. Vamos pautar os novos gestores com a transformação digital que atingirá todas as áreas do SUS de forma definitiva. E, para além dessa revolução digital, discutir sobre financiamento adequado para sua consolidação, ofertas públicas, maturidade digital, projetos exitosos, literacia e desigualdade no acesso, que já compõem a realidade que vivemos. Esse também será um ano de renovação da Diretoria do COSEMS/SP e faço um grande convite a todos os gestores que queiram participar desse espaço de defesa do SUS. Depois de cinco anos como Presidente do Conselho, conduzirei, na nossa Assembleia Geral, um processo democrático e maduro de renovação apartidária de nossa diretoria, inclusivo de todos os portes de municípios e regiões do nosso estado. Venha fazer parte deste time que aprende todo dia que a defesa do SUS é fundamental, pois ele é um patrimônio constitucional que pertence a todos nós. Esperamos você e sua equipe em abril em Santos! NOSSO MUNDO DO FUTURO: SUS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS Siga nossas redes sociais no Instagram e Facebook | @cosemssp GERALDO REPLE SOBRINHO Presidente do COSEMS/SP 2 Abril | 222
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg4NjE0Nw==