#congressocosemssp2025 Agenda do gestor SUS 2025 – acolher e apoiar a nova gestão municipal Bruno Cobra, Edivaldo Trindade, Frederico Almeida e Márcia Pratta são apoiadores do COSEMS/SP Para acolher os novos gestores e técnicos municipais que assumiram a gestão de ações e os serviços públicos de saúde nos municípios paulistas, considerando a importância de garantir informações técnicas em tempo oportuno para apoiar e qualificar a gestão municipal, o COSEMS/SP elaborou o infográfico “Agenda do gestor SUS – 2025”, que busca apoiar o gestor no cumprimento das suas responsabilidades e no fortalecimento da gestão político-institucional do SUS. Para o COSEMS/SP e seus Apoiadores, a “Agenda do gestor SUS – 2025” é mais um dispositivo que favorece e potencializa os diálogos nos diferentes coletivos, como espaços de Educação Permanente e encontros de acolhimento, visando aprimorar a formação e o desenvolvimento da gestão, dos profissionais e, claro, da comunidade na gestão do SUS – controle social. De forma assertiva, o infográfico apresenta compromissos importantes sobre a ótica do financiamento, planejamento e prestação de contas no primeiro ano da gestão municipal. Inspirado em materiais de outros COSEMS e do CONASEMS, este infográfico busca apoiar e orientar quanto aos prazos e processos ascendentes de planejamento em saúde e planejamento governamental. Ele foi concebido pelas inquietudes que são próprias da Estratégia Apoiadores do COSEMS/SP. Inquietudes que surgem dos diálogos entre nós sobre necessidades regionais e sobre quais processos de planejamento das atividades em territórios devemos fomentar. Surgem das agitações das nossas reuniões nos espaços de governança regionais junto aos gestores e técnicos municipais e regionais, assim como em nossas reuniões de apoiadores, presenciais e online, sempre caminhando pelas diretrizes e atribuições da Estratégia Apoiadores. O motivo é simples, mas muito complexo (como tudo em nosso SUS!): aprimorar o processo de acolhimento aos novos gestores municipais em tempos de informações visuais e assertivas. O dispositivo se conduz, na prática, por meio da apresentação e diálogo com as equipes, e pretende buscar sinergia com o que o novo gestor e sua equipe esperam, o que pode ser traduzido em: integração, articulação e o fortalecimento dos processos de gestão. Este infográfico vem sendo utilizado em nossas agendas regionais em movimentos que propiciem o cuidado pessoal e profissional em ser gestor SUS. Com informação e conhecimento, antecipamos estratégias e habilidades necessárias. Estimular, acompanhar e fortalecer: conte com o Apoio do COSEMS/SP! O infográfico apresenta compromissos importantes sobre a ótica do financiamento, planejamento e prestação de contas no primeiro ano da gestão municipal Acesse aqui o infográfico! 7
RkJQdWJsaXNoZXIy MTg4NjE0Nw==