Atenção Básica - Vol.I

COMO O ESTÍMULO VISUAL E PERCENTUAL INFLUENCIA NA HIGIENIZAÇÃO BUCAL, APÓS A EVIDENCIAÇÃO DE PLACA BACTERIANA, EM CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES DA UBS JARDIM CANHEMA Autores: Emília da Silva Bezerra, Gabriel Silverio Zanderigo, Miriam de Jesus Luciano, Carlos Akitoshi Ueda, Marisa Ganda Leoci, Rosane Monteiro Perdigão, Normanda Maria de Souza, Auriema Mayara da Silva Feitosa Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Diadema Município: Diadema CIR: ABC Endereço: Avenida Antônio Piranga Telefone: 40438092 Celular: 933103447 Email: saude@diadema.sp.gov.br INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A educação em saúde é uma importante ferramenta da promoção da saúde, envolvendo os aspectos teóricos e filosóficos, os quais devem orientar a prática de todos os profissionais de saúde (SALCI et al. 2013). Considerando a reincidência de cárie em crianças que já passaram pelo grupo de monitoramento anual, a dificuldade persistente de higienização bucal e a resistência dos adolescentes em aderir ao grupo, buscou-se introduzir ferramentas contemporâneas que estimulassem a interação e conscientização dos pacientes, no que tange à escovação. Quando é realizada uma atividade educativa, inicialmente é necessário pensá-la dentro do contexto da realidade na qual se está trabalhando, ou seja, a realidade da população e da unidade de saúde correspondente (MINISTÉRIO DA SÁUDE, 2007), tendo em vista esse aspecto, principalmente entre a faixa etária analisada, os principais desafios encontrados em adolescentes é aderência e a conscientização da importância das atividades preventivas. Levando ainda em consideração as atividades realizadas baseados em resultados numéricos auferem mais competitividade, pretende-seavaliar amelhoradaescovação realizando, consecutivamenteàorientação de técnica de higienização oral (THO), a evidenciação e quantificação de placa bacteriana. OBJETIVOS Verificar se a utilização de novos recursos visuais na orientação de higiene bucal produz um melhor efeito quanto à conscientização e eficiência da escovação. Observar se, após o grupo de orientação de técnica de higiene bucal, introduzindo a evidenciação e o acompanhamento percentual de placa bacteriana, há a diminuição de placa bacteriana. Pretende-se estimular a melhora da higiene bucal, indicando ao paciente onde há a prevalência de placa bacteriana, estabelecendo uma meta subjetiva para a diminuição da porcentagem, reforçando a técnica de higiene oral com utilização de recursos visuais e salientando, na consulta seguinte, onde houve a melhora da higiene. METODOLOGIA Estudo prospectivo de pacientes, com escovação deficiente, após evidenciação e mensuração de placa bacteriana. Selecionado grupo de crianças com 11, 12 e 13 anos, assíduas em grupo de retorno da odontologia, que mesmo após orientação, permanecem com dificuldade na higiene bucal. Por meio de acompanhamento semanal, efetuando-se a evidenciação da placa bacteriana, seguida da quantificação percentual e orientação de Técnica de higiene oral, durante quatro semanas, pretende-se avaliar se o estímulo visual e numérico influencia na eficiência da escovação. A quantificação de placa bacteriana ATENÇÃO BÁSICA 137

RkJQdWJsaXNoZXIy NjY5MDkx