Atenção Básica - Vol.I

OBJETIVOS O acesso às informações é de fundamental importância tanto para usuários quanto para funcionários para dar transparências às atividades que foram desenvolvidas pela Equipe de Saúde Bucal (ESB) no tocanteaofertade tratamentoodontológico.Oobjetivodeste trabalho foi empoderamentodacomunidade - usuários e funcionários - da UBS Promissão sobre o acesso do adulto ao SSB e de quantos cidadãos maiores de 18 anos tiveram a oportunidade de iniciar o tratamento odontológico, bem como, a ESB ter conhecimento de como suas ações e informações são avaliadas pela comunidade, possibilitando a reavaliação das ações realizadas. METODOLOGIA A SDSS foi o instrumento utilizado para informar a comunidade da UBS Promissão quanto às atividades realizadas pela ESB. Todas as informações foram obtidas do PASB/AB e dos livros de registros das ESBs do primeiro semestre de 2019. A SDSS incluiu dois painéis expositores, palestra explicativa sobre os painéis e um questionário. Um deles apresentava o fluxo de acesso do adulto ao SSB e o outro, apresentavadados referentes àofertade tratamentoodontológiconoprimeiro semestrede2019 (figuras 1 e 2), sendo: 413 famílias e 1123 pessoas convidadas para iniciarem tratamento odontológico e, 506 (45%) pessoas compareceram e 617 (55%), faltaram a este convite. A palestra era realizada pela equipe auxiliar do SSB e a comunidade respondia voluntariamente ao questionário de 5 questões dicotômicas, havendo a possibilidade para registro de crítica/ sugestão. RESULTADOS As respostas foram tabuladas considerando grupo de usuários e funcionários e os resultados são apresentados: Questões: 1) Você sabia como ter acesso ao tratamento na saúde bucal? 2) Você sabia que era através do grupo de família (GF)? 3) Você tinha ideia de quantidade das pessoas que faltaram no grupo de família? 4) Você gostou de saber dessas informações? 5) Você achou importante saber essas informações? Diferente do observado para funcionários, a maioria da população desconhecia o fluxo de acesso do adulto ao SSB e que este acesso seria através do GF. A comunidade da UBS Promissão desconhecia a quantidade de pessoas que não compareciamno GF, bemcomo, considerou importante e interessante ter acesso às ações desenvolvidas pela ESB. CONSIDERAÇÕES FINAIS A SDSS demonstrou ser um instrumento importante para o empoderamento da população de que o poder públicobuscacumprir seudever degarantir saúdeaos cidadãosedequeéprecisoqueapopulação faça melhor uso do seu direito à saúde. A participação da comunidade no espaço de críticas e sugestões demonstrou que a ESB necessita ampliar o acesso às informações referentes às ações que desenvolve e aprimore suas estratégias para sensibilizar a comunidade de que a saúde é responsabilidade de todos. Referências Bibliográficas ALBUQUERQUE, IMN et al. Sala de Situação para a tomada de decisão: Percepção dos profissionais que atuam na atenção básica de Sobral – Ceará. SANARE - Revista de Políticas Públicas. V.12, n.2, jul./ dez.2013. DEININGER, LSC et al. A sala de situação da dengue como ferramenta de gestão em saúde. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 100, p. 50-56, Mar. 2014. DIOGENES, LM et al. Sala de situação: estratégia necessária para reconhecer necessidades de saúde. Anais do 12º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. Belém, 2013. Maio; 12:956. Passo a Passo das Ações da Política Nacional de Saúde Bucal -2016 http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/Passo_a_Passo_ Saude_Bucal_final.pdf [acesso 19/09/2019] VITAL, KLMet al. Análise da sala de situação numa USF: Um olhar sobre a saúde da mulher. Rev. Epidemiol. Control. Infect. 2012;2(3):99-104. ATENÇÃO BÁSICA 140

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