Atenção Básica - Vol.I

TEATRO DE FANTOCHES PARA INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM UMA CRECHE MUNICIPAL DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA Autores: Gabriela Miguel Santos, Fabiana de Francesco Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Embu Guaçu Município: Embu-Guaçu CIR: Mananciais Endereço: Rua Santo Antonio Telefone: 46649150 Celular: 972666039 Email: belfuentes232@gmail.com INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA Orientação sobre alimentação saudável sempre tem resistência, principalmente entre crianças. Em Embu Guaçu no ano de 2019, fizemos adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE) com 14 escolas, sendo 2 creches. Um dos objetivos do programa era o tema da alimentação saudável, desafiando as equipes a desenvolver estratégias para atingir as crianças menores de 5 anos. Baseado nisso definimos a Creche Municipal Floriza Justa Schunck para desenvolver nosso trabalho. Para elaborar atividades de educação nutricional para crianças, dois aspectos tornam-se relevantes: a prática do lúdico e a manipulação do concreto. A prática do lúdico possibilita que as crianças manipulem e interiorizem de maneira efetiva a realidade em forma de símbolos, enquanto a manipulação do concreto se justifica pelo fato de que as crianças encontram-se em fase de desenvolvimento do raciocínio lógico e necessitam, ainda, da manipulação concreta dos objetos para facilitar o processo de aprendizagem. Justificativa: Garantir um método de fácil acesso e de linguagem apropriada para a faixa etária escolhida. OBJETIVOS Ampliar o paladar e diminuir a resistência das crianças em uma alimentação saudável METODOLOGIA Foi realizado um teatro com fantoches no qual havia a figura representando uma criança e outras representando alimentos industrializados, frutas e legumes. Na apresentação foi explicitado os malefícios do consumo excessivo de produtos industrializados e reforçado os benefícios e a importância de manter uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras, tudo com uma linguagem apropriada para idade. Os fantoches foram confeccionados pela equipe da unidade de saúde da família da qual a escola faz parte do seu território e teve o apoio da nutricionista na ação, reforçando todas as orientações que foram faladas durante o teatro. RESULTADOS Logo após a apresentação as crianças se mostraram dispostas a experimentar novos alimentos. A professora enviou para os pais um questionário em relação a alimentação de seus filhos e 100% dos alunos aceitaram experimentar alimentos dos quais antes tinham ATENÇÃO BÁSICA 163

RkJQdWJsaXNoZXIy NjY5MDkx