Atenção Básica - Vol.I

validada. Além disso, haviam muitas inconsistências nos cadastros realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, invalidando muitos cadastros. Nesse momento então, foram formadas as novas Equipes de Atenção Primária e foi realizada uma grande capacitação com os Agentes Comunitários de Saúde do município. Estes últimos foram divididos em grupos, tomaram conhecimento da nova forma de financiamento e, com cada um deles, foi extraído o relatório de inconsistência do próprio sistema esus e, em cada capacitação, eles acessaram seus cadastros no sistema e corrigiram as inconsistências. No dia seguinte, eram extraídos novos relatórios de inconsistência para verificar se os cadastros estavam sem erro. No quesito indicadores de desempenho, foi realizada uma grande capacitação com os enfermeiros, médicos e dentistas, que também tomaram conhecimento da nova forma de financiamento e dos 7 indicadores para 2020. Foi repassado todo o prontuário eletrônico - PEC do esus, e mostrado o que era necessário preencher no prontuário, para que nosso indicador tivesse um bom resultado. Foi possível tirar dúvidas, discutir processos de trabalho e verificar que os profissionais executavam as ações, mas não registravam da forma correta. Por exemplo, no indicador de percentual de diabéticos com solicitação de Hemoglobina Glicada, em que tinha que se ter um exame de Hemoglobina Glicada solicitado e avaliado, os médicos colocavam a avaliação em local errado do prontuário eletrônico, o que dava a impressão de que não realizavam essa avaliação, além de gerar resultado ruim nesse indicador. No quesito incentivo às ações estratégicas, o município está se organizando para adesão à novos programas, como PSE (Programa Saúde na Escola), criou novas equipes de saúde bucal e solicitou a adesão ao programa Informatiza APS, uma vez que já fazia uso do prontuário eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde. RESULTADOS Houve uma reorganização dos processos de trabalho da Atenção Primária, de forma a se adequar às novas mudanças advindas do Programa Previne Brasil e da nova forma de financiamento proposto pelo mesmo. Na parte da Capitação Ponderada, foram criadas 15 equipes de Atenção Primária e os cadastros realizados pelos Agentes Comunitários de Saúde, que estavam com alguma inconsistência, foram arrumados. Isso gerou um aumento de mais de 35.000 cadastros (13 % da população). Nos indicadores de desempenho, a equipe está realizando o registro dos atendimentos de forma cada vez mais adequada no prontuário eletrônico – PEC e os indicadores de desempenho tiveram, no geral um resultado 25 % melhor em relação aos dados antes da capacitação e reestruturação. No quesito incentivo às ações estratégicas, novas equipes de saúde bucal foram criadas, foi solicitado a adesão ao programa de informatização, já com repasse de R$ 35.700,00 em janeiro de 2020. CONSIDERAÇÕES FINAIS As mudanças do novo Programa Previne Brasil, geraram um grande impacto no município, que irá perder mais de 20 % do recebido no ano anterior. Na nova lógica de financiamento, não mais per capita, mas por Capitação Ponderada, Desempenho e Ações Estratégicas, fica o questionamento se, dessa forma, há a garantia da Universalidade, Equidade e Integralidade, princípios fundamentais do SUS. Embu das Artes, está se adequando, se estruturando, revisando processos de trabalho e capacitando sua rede, em busca da garantia do atendimento adequado aos munícipes e do menor impacto financeiro possível. Referências Bibliográficas Portaria 2.979 de 12 de novembro de 2019 Portaria 3.222 de 10 de dezembro de 2019 PNAB – Política Nacional da Atenção Básica – 2017 ATENÇÃO BÁSICA 162

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