Atenção Básica - Vol.I

auxiliar de enfermageme umprofissional responsável por inserir os encaminhamentos no SisReg), e juntos avaliaram todos os encaminhamentos dessas três especialidades, discutindo os casos, aplicando a classificação de risco e enviando os casos que não estavam dentro do protocolo para uma reavaliação commédico clínico ou generalista. Etapa 4: Realização de ações para reciclagem profissional em conjunto com ações de educação permanente nas UBSs e unidades de Atenção especializada (Centro de especialidades e Casa da mulher). RESULTADOS Ao término destas 4 etapas, houve uma importante redução na fila de espera das especialidades trabalhadas: em dermatologia, houve uma redução de 1424 para 655 pacientes (54%), em neurologia de 2258 para 500 pacientes (77%) e otorrinolaringologia de 1664 para 851 pacientes (48%), resultado da implantação dos protocolos clínicos e também da capacitação inicial. Com a melhora do aproveitamento das vagas ofertadas, notamos tambémumamelhora na autoconfiança da equipe e maior fluidez na comunicação entre os profissionais da AB, AE e Regulação, gerando o aumento da resolutividade dos casos e contribuindo para a produção de encaminhamentos mais qualificados. O trabalho apresentado mostrou-se eficiente, visto que contribuiu para melhorar a resolutividade das ações na AB, utilizando os recursos em saúde de maneira mais racional e reduzindo as filas para as consultas de Média Complexidade. Também contribuiu para a aproximação entre os profissionais da AB, Regulação e AE, possibilitando a articulação intersetorial de acordo a demanda efetiva. CONSIDERAÇÕES FINAIS Neste estudo, evidenciou-se a importância do trabalho emequipe e do apoiomatricial como pontos centrais na reorganização do processo de trabalho em rede de atenção, objetivando a redução das filas de espera. Com o compartilhamento do conhecimento, foi estimulado o empenho dos profissionais em desenvolver ações resolutivas visando a promoção de saúde. O gerenciamento das filas de espera permitiu um maior monitoramento das ações desenvolvidas, viabilizando reajustes nos serviços de acordo com a necessidade. A prática e o aprendizado do gerenciamento das filas de Dermatologia, Neurologia e Otorrinolaringologia vêm sendo utilizado como modelo para a qualificação do serviço em outras especialidades no município. ATENÇÃO BÁSICA 192

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