Atenção Básica - Vol.I

A RESOLUTIVIDADE DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE. Autores: Fernanda Lucas Medeiros Munhoz, Ximene Ribeiro Frey, Nadja Emanuelle Costa Lima Moraes Santos, Angela Silva De Carvalho Saraiva, Ana Paula Segala Gomes, Fernanda De Alcantara Savignano Frazão Instituição: Prefeitura Municipal de Barueri Município: Barueri Cir: Rota Endereço: rua adelino cardana Telefone: 41631049 Celular: 967892834 Email: saude.Vsservicosaude@barueri.Sp.Gov.Br INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA O acolhimento caracteriza-se, dentro do processo de trabalho, como escuta qualificada das necessidades do usuário e uma forma de orientação sobre o melhor cuidado terapêutico, que não necessariamente irá se desdobrar emuma consulta imediata. O acolhimento é essencial na prática do atendimento humanizado de qualidade e na priorização eficaz. Ele pode ser realizado por outros membros da equipe mutiprofissional, porém, foi identificado o enfermeiro como o profissional que reúne todas as condições necessárias para realização de uma avaliação técnica qualificada, sendo responsável pelas condutas e orientações frente aos protocolos de atendimento, além da tomada de decisão diante das principais queixas dos usuários, que buscam por atendimento. A escuta do enfermeiro assim como sua integração com a equipe multiprofissional é fundamental para a satisfação das necessidades dos indivíduos e conseqüentemente um elemento importante na consolidação do acolhimento. OBJETIVOS Este trabalho objetiva descrever a importância do profissional enfermeiro na resolução de situações apresentadas no acolhimento das unidades básicas de saúde do município de barueri. METODOLOGIA Este é um trabalho com abordagem quali-quantitativa. Foi elaborado um documento para mensuração da resolutividade do acolhimento realizado pelo enfermeiro. Este instrumento foi aplicado nas dezoito unidades básicas de saúde do município de barueri, no período de janeiro à dezembro de 2019. O instrumento contém os dados do atendimento do enfermeiro na livre demanda. Foram levantados: nome, data de nascimento, queixa principal, especialidade relacionada à queixa e resolutividade, que se refere à consulta de rotina, acolhimento imediato, reserva técnica (agendamento priorizado em até 7 dias), aguardo de falta, consulta do enfermeiro e encaminhamentos para grupos de promoção e prevenção à saúde. Considerouse como resolutividade do enfermeiro todos os atendimentos que não necessitaram de um atendimento médico imediato. Através da soma total dos atendimentos, foi extraída a resolutividade do enfermeiro. ATENÇÃO BÁSICA 27

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