Atenção Básica - Vol.I

METODOLOGIA O Projeto de Extensão “Viver Criança” teve início em setembro de 2019 e acontece semanalmente na Unidade Estratégia de Saúde da Família “São Francisco de Assis”, inicialmente no período da tarde, e, a pedido das famílias, em 2020, ampliou-se a oferta das aulas de ballet também no período da manhã. A unidade reservou a sala de atividades coletivas, que foi equipada, pela Universidade São Francisco, com espelho em toda extensão de uma das paredes e barras de dança. Atualmente, conta com a participação de 35 crianças de 4 a 12 anos, proporcionando a vivência artística através das aulas de Ballet, ministradas por professoras voluntárias e alunos da Universidade São Francisco (USF), a partir da parceria entre a Secretaria de Saúde de Bragança Paulista e a USF, por meio do COAPES, incorporando a dança, a atividade física e estímulo a propriocepção corporal. Após a divulgação do projeto foram realizados 2 dias de inscrições, no qual, a mãe ou responsável, procuraram a unidade de saúde, munidos de cartão do SUS, carteira de vacina e documentos da criança, e foram orientadas sobre as atividades. Anterior às aulas de ballet são realizadas ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio de atividades lúdicas e culturais sobre temas relacionados à higiene bucal, educação alimentar, vacinação e educação ambiental. Durante as aulas as mães são convidadas a participar de outras atividades oferecidas na unidade de saúde, como horta terapêutica, grupo anti tabaco, grupo de controle de dores crônicos e outros eventos. RESULTADOS Em dezembro de 2019, como encerramento das atividades daquele período, foi realizado um evento intitulado “Um Sonho de Natal”, que aconteceu no salão nobre da USF, e teve como objetivo apresentar apresentar as coreografias de ballet ensaiadas pelas crianças, e o qual contou com um público expressivo da comunidade, familiares e amigos. Observamos, no período de realização das atividades, a aproximação das famílias com a equipe da unidade de saúde e alunos, facilitando a realização de busca ativa de vacinas e orientações de saúde, tornando as crianças e seus familiares os multiplicadores de informações na comunidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS O projeto Viver Criança surgiu da necessidade de ofertar às crianças da comunidade um espaço de convívio, lazer e educação, visto que no território de abrangência inexistem instrumentos que o promovam fora do período escolar. No entanto, os benefícios conquistados não se limitaram a atender aos objetivos iniciais, já que possibilitaram também o aumento da cobertura vacinal e o acompanhamento de saúde frequente e efetivo das crianças. Verificou-se ainda, que tais benefícios ultrapassaram às famílias inscritas neste projeto, uma vez que além de participarem ativamente das atividades oferecidas, se tornaram multiplicadoras das informações e ações, divulgando-as território. Referências Bibliográficas BARBOSA, Maria Idalice Silva; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Vínculo: um conceito problemático no campo da Saúde Coletiva. Physis, Rio de Janeiro , v. 27, n. 4, p. 1003-1022, Dec. 2017 . Available from . access on 14 Feb. 2020. https://doi.org/10.1590/s0103-73312017000400008. OLIVEIRA, Bruno Luciano Carneiro Alves de; MOREIRA, Jessica Pronestino Lima; LUIZ, Ronir Raggio. A influência da Estratégia Saúde da Família no uso de serviços de saúde por crianças no Brasil: análise comescore de propensão dos dados daPesquisaNacional de Saúde. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 24, n. 4, p. 1495-1505, Apr. 2019 . Available SANTOS, Vivian Shimizu. O papel da dança na vida das crianças, contado por crianças que dançam. Orientador, Gilka Girardello - Florianópolis, SC, 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Graduação em Pedagogia. from . access on ATENÇÃO BÁSICA 40

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