Atenção Básica - Vol.I

ASSISTÊNCIA, ENSINO E SERVIÇO NA BUSCA DE UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA VOLTADA PARA ATENÇÃO BÁSICA. AVALIAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS NO ATENDIMENTO PEDIÁTRICO REALIZADA NA UNIDADE DE ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA Autores: Leni de Fátima Zecchini Lopes, Adriana de Cássia Rodrigues, Lidiane Rodrigues Shimabukuro Shimabukuro Instituição: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA Município: Bragança Paulista CIR: Bragança Endereço: PRAÇA HAFIZ ABI CHEDID Telefone: 40346722 Celular: 968346730 Email: smsasaudebp@gmail.com INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA A pediatria responde pelo cuidado dos pacientes não só para tratar as doenças mas também, para prevenir e orientar práticas de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinações, atividade física, leitura e estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades escolares, sociais e sexuais. Além dos cuidados com a saúde, os pediatras também têm papel fundamental no suporte ao aleitamento materno, na adesão à vacinação, na prevenção de acidentes, na prevenção à obesidade e aos sintomas da violência, e também na defesa de políticas e ações do Governo com foco na população pediátrica. A medicina conseguiu incorporar todos os avanços da tecnologia, com melhoria da assistência prestada a sociedade não relacionado com o manuseio de equipamento ou tecnologia, mas sim com a formação exigida quando é necessário considerar múltiplas variáveis para tomar as decisões adequadas no momento oportuno, oferecendo atenção de qualidade e a utilização criteriosa dos recursos necessários. Acesso e acolhimento são elementos essenciais do atendimento, para que se possa intervir positivamente no estudo de saúde do indivíduo e da coletividade. A avaliação pelos usuários permite ouvir a opinião sobre os serviços prestados em função de suas necessidades e expectativas, e é uma das atividades que pode assegurar a qualidade dos serviços. Obter acesso aos serviços é uma primeira etapa a ser vencida quando parte em busca da satisfação de uma necessidade de saúde. Os atendimentos surgem dos recursos disponíveis para a solução dos problemas dos usuários bem como o acolhimento. Considerando que acesso e acolhimento podem favorecer a reorganização dos serviços de saúde e a qualificação da assistência prestada, o objetivo deste estudo foi caracterizar a partir da opinião de usuário sobre a assistência que lhes é oferecida, quanto à forma como são acolhidos na Unidade Estratégia Saúde da Família (UESF) pelos alunos do Curso de Medicina da Universidade São Francisco (USF) na disciplina de pediatria. OBJETIVOS emonstrar a opinião dos usuários pediátricos em relação ao atendimento dos alunos do Curso de Medicina da USF. Saber sobre a aceitação ou não dos usuários quanto a permanência dos alunos na assistência prestada por eles. Propor mudanças com relação a melhorias do atendimento em questão. ATENÇÃO BÁSICA 46

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