Atenção Básica - Vol.I

METODOLOGIA A coleta de dados foi realizada na UESF São Lourenço, município de Bragança Paulista/SP, entre fevereiro e dezembro de 2019. A área de abrangência inclui população com condições socioeconômicas médias e baixas. A pesquisa de satisfação dos usuários foi realizada por meio do seguinte questionário: 1. Assistência prestada pela USF atendeu a expectativa? 2. Houve desenvolvimento no atendimento prestado com relação às crianças? 3. Houve interação entre alunos e pais? 4. A permanência da pediatria USF em ESF é necessária e satisfatória? Esse questionário foi aplicado pelos Agentes Comunitários de Saúde na forma de entrevistas semiestruturadas, realizadas após o término dos atendimentos, tendo sido entrevistados 70 usuários. RESULTADOS Considerando os 70 entrevistados (100%) apresenta-se a seguir os resultados obtidos. Na opinião dos usuários a assistência prestada pelos alunos/docentes atende a expectativa de 87%, porém colocam como ponto negativo o tempo de espera prolongado no atendimento prestado, o que se justifica pelo fato de que os alunos em formação ainda não estão aptos a dispensarem as consultas sem a orientação e supervisão do docente. Na questão 2, 78% dos usuários afirmaram positivamente com relação ao desenvolvimento no atendimento prestado em relação às crianças atendidas. Na questão 3 , 100% dos respondentes afirmaram ter havido boa interação entre os alunos e pais e na questão 4, 87%dos usuários veemcomo necessária e satisfatória a permanência da USF na UESF. A maioria dos usuários afirmaram que a pediatria foi um benefício para a comunidade e houve uma boa relação entre os estudantes, crianças e pais e a diminuição do tempo para agendamento de uma consulta. Uma das insatisfações dos usuários se refere ao tempo de espera na recepção, fato esse que pode ser corrigido com consultas agendadas para horários pré-determinados. Os usuários responderam positivamente a parceria USF/UESF, da equipe e a inserção de alunos e docentes, atendendo a comunidade e proporcionando o acompanhamento pediátrico para melhorar a qualidade de vida desses pacientes. CONSIDERAÇÕES FINAIS A escuta de quem recebe a assistência é um elemento importante na avaliação dos serviços de saúde, bem como na forma que o sistema de saúde se organiza para viabilizar o atendimento, tais como a espera prolongada pelo atendimento e a inadequada área física do serviço. Quanto ao acolhimento, o vínculo do usuário com o serviço e o desempenho profissional de quem presta o atendimento foram os principais fatores valorizados pelos usuários. Esses elementos são imprescindíveis quando se fala em atendimento à saúde, pois encaminham para a resolutividade e a satisfação das necessidades. O vínculo confere segurança aos usuários, permitindo que os trabalhadores do serviço conheçam-se, para melhor estabelecer as prioridades. A caracterização do atendimento em pediatria, proposta nesta pesquisa contribui, ainda que parcialmente, para a avaliação dos serviços. Entretanto para que estudos como este possam trazer efetivas contribuições, faz-se necessário que os profissionais de saúde repensem sobre suas condutas. Evidencia-se a importância da atuação do enfermeiro responsável, como membro da equipe de saúde e coordenador da assistência, necessitando avaliar sua participação no processo de trabalho, em unidade de saúde, no sentido de contribuir com medidas que favoreçam o acesso e o acolhimento dos usuários. Conclui-se que a parceria USF/UESF é positiva quanto ao acolhimento e vínculo entre usuário e serviço de saúde necessitando, no entanto de ajustes para qualificar o atendimento, a integralidade e a resolutividade, contribuindo para a concretização de um modelo humanizado, centrado nas necessidades do usuário. ATENÇÃO BÁSICA 47

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