Atenção Básica - Vol.I

UM DIFERENCIAL NA ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA PROMOVER A ADESÃO AO TRATAMENTO ATRAVÉS DE CAIXAS DE MEDICAMENTOS COM PICTOGRAMAS E FORMULÁRIOS DE ORIENTAÇÃO Autores: Pollyana Cardoso Martins, Sabrina Chaves Campos, Adriana Ferreira de Lima de Lima Instituição: PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA Município: Bragança Paulista CIR: Bragança Endereço: PRAÇA HAFIZ ABI CHEDID Telefone: 40346722 Celular: 968346730 Email: smsasaudebp@gmail.com INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA No Brasil, o conceito de Atenção Farmacêutica que tem sido aceito é aquele constante na Proposta de Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica: “É um modelo de prática farmacêutica, desenvolvida no contexto da Assistência Farmacêutica. Compreende atitudes, valores éticos, comportamentos, habilidades, compromissos e corresponsabilidades na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde, de forma integrada à equipe de saúde. É a interação direta do farmacêutico com o usuário, visando uma farmacoterapia racional e a obtenção de resultados definidos e mensuráveis, voltados para a melhoria da qualidade de vida. Esta interação também deve envolver as concepções dos seus sujeitos, respeitadas as suas especificidades bio-psicosociais, sob a ótica da integralidade das ações de saúde.” Nessa proposta, se inclui a dispensação e a orientação farmacêutica, ou seja, além de entregar o medicamento ou produto para saúde, o farmacêutico deve promover as condições para que o paciente use-o da melhor maneira possível. Deve aliar o caráter técnico do procedimento de entrega, de modo a garantir ao usuário um medicamento ou dispositivo dentro dos padrões de qualidade, segurança e orientações que promovam o seu uso adequado. Para tanto, a atenção humanizada à saúde perpassa por todas as dimensões que envolvem uma pessoa. A relação entre paciente e farmacêutico valoriza a capacidade de compreensão emocional, o respeito, a escuta ativa, o não julgamento e a linguagem acessível, considerados recursos essenciais para essa relação. No SUS, apesar do grande volume de atendimentos das farmácias é possível criar ferramentas que possam melhorar a adesão dos usuários uso de medicamentos, através de orientação, pictogramas (comunicação visual) e caixas de medicamento resultando em melhoria da qualidade de vida e redução de custo com medicamentos e internações. OBJETIVOS Promover educação em saúde aos usuários de medicamentos, de modo a auxiliar o uso correto, aumentar a adesão ao tratamento através do cuidado farmacêutico humanizado. METODOLOGIA Na Farmácia da unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vila Davi, em Bragança Paulista, são atendidas emmédia 120 receitas/dia, das quais, aproximadamente 75% são de medicamentos de uso contínuo. Cabe salientar, que dentre os usuários atendidos, a maior parte é representada por idosos com alguma dificuldade em ingerir suas medicações, seja por não compreender a importância do medicamento, por reação adversa, por dificuldade em estabelecer o horário, além ATENÇÃO BÁSICA 51

RkJQdWJsaXNoZXIy NjY5MDkx