Atenção Básica - Vol.I

de outros fatores. Considerando essas dificuldades, a equipe da farmácia desenvolveu estratégias para facilitar a adesão ao tratamento proposto. Para tal, a equipe se utilizou das embalagens secundárias dos medicamentos para criar caixas de medicamentos com pictogramas, além de formulários impressos. São incluídos nesta proposta, os usuários que necessitam de orientação detalhada específica, conforme observa-se a seguir: -Usuários identificados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que durante as visitas domiciliares percebem dificuldade no uso dos medicamentos; -Usuários que não retiram ou que apresentam atraso na retirada dos medicamentos de uso contínuo; -Usuários, que em consulta médica, são identificados ou sinalizam ao prescritor dificuldade de uso; -Usuários que a qualquer momento, seja na dispensação ou demanda espontânea, relatam na farmácia algum problema em relação ao modo de usar o medicamento. Após a entrega da caixa, os usuários são orientados a retirar o medicamento, periodicamente, na farmácia munidos com sua caixa. Dessa forma, a equipe da farmácia organiza os seus medicamentos nos devidos lugares de acordo com o tipo e horário, orientando o usuário durante a dispensação e organização da caixa. Quando há o esquecimento da caixa por parte dos usuários, a equipe distribui os medicamentos, envolto por uma fita crepe, e orienta a sua organização, logo que chegar ao domicílio. Considerando que a compra dos medicamentos se dá por licitação, em vários momentos se alteram os fabricantes. Assim, constantemente, se altera a cor da cartela dos medicamentos e comprimidos, podendo dificultar o uso para estes usuários. Nestes casos, usa-se um alfinete de metal n.5, de modo a entrepassar as cartelas cujo princípio ativo são os mesmos, porém com características visuais diferentes (cor e tamanho). Dessa forma busca-se minimizar o erro dos usuários que, por equivoco, poderiam considerar se tratar de uma nova medicação. RESULTADOS Desde que a estratégia foi implantada em junho de 2019, já foram entregues 60 caixas de medicamentos com pictogramas e 45 formulários de orientação de uso. Foi possível observar que dentre os usuários com as caixas com pictogramas e os formulários, houve uma melhora significativa na adesão ao tratamento, de modo que, 39% conseguiram melhorar a utilização. Foi possível identificar os medicamentos com maior índice de não adesão. Sendo eles a metformina 60%, hidroclorotiazida 49% e sinvastatina 40%, e esta informação nos tem permitido uma melhor abordagem aos usuários destes fármacos, reforçando a importância do uso correto, através principalmente da orientação da finalidade de cada medicamento para a saúde. O vínculo entre o farmacêutico e o paciente é fundamental para criar um elo de confiança e assim poder discutir a melhor intervenção a ser realizada, de forma a tornar as mudanças bem aceita. CONSIDERAÇÕES FINAIS A Atenção Farmacêutica é umas das atividades no Sistema Único de Saúde com maior potencial para gerar economia e qualidade de vida. Isto porque o uso dos medicamentos de forma correta, pode melhorar as patologias e impedir o agravo da saúde e possibilitar a redução de danos. A responsabilidade do farmacêutico nesse contexto é inegável, entretanto é preciso que toda a equipe envolvida na farmácia esteja apta para as orientações básicas, e principalmente para o atendimento humanizado, o qual permite que haja um vínculo entre o paciente e o profissional, sendo este o maior responsável pela aceitação nesse processo mudança. Referências Bibliográficas Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Consenso Brasileiro de Atenção Farmacêutica: Proposta. Brasília: OPAS, MS; 2002. ATENÇÃO BÁSICA 52

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