Atenção Básica - Vol.I

PROJETO ACESUS: ATENÇÃO PRIMÁRIA DE PORTAS ABERTAS Autores: Tiago Aparecido da Silva, Ronaldo Carlos Gonçalves Junior, Angélica Aparecida Freu Costa, Daniela Aguiar Bellucci, Letícia Magati Antonioli, Júlia Projante Moretto, Fernanda Marra Martinez Perez, Leonardo Rincão, Larissa Francielli de Souza Silva, Fernanda Pugliani Peres Sanches, Mariana Mendonça Alves Pansa, Eduarda Oliveira de Aro Margonar, Marcela Parente Bertin Monteiro, Camila de Santis Silva Instituição: MUNICÍPIO DE CATANDUVA Município: Catanduva CIR: Catanduva Endereço: Praça Conde Francisco Matarazzo Telefone: 35319300 Celular: 997883534 Email: saude@catanduva.sp.gov.br INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA O município de Catanduva com 121.862 habitantes (Estimativa IBGE, 2019), desde 2017 apresenta cobertura de 100% na Atenção Primária a Saúde (APS), constituído por 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS), com 24 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) (70% cobertura) e 05 Equipes de APS (30% cobertura). Até junho de 2019, o processo de trabalho era organizado de forma a ofertar os atendimentos segundo o modelo de ações programáticas, com dias e horários pré-definidos (agendamentos) para atendimentos específicos, de acordo com a condição de saúde (hipertenso, diabético, gestante, crianças). Dessa forma, 75% da agenda era destinada a demanda programada e apenas 25% para demanda espontânea. Nesse contexto, o tempo de espera para consulta médica em algumas unidades era superior a 30 dias (19% das Unidades), contribuindo diretamente para o alto índice de absenteísmo (média de 20%), insatisfação dos usuários em relação à Unidade de Saúde e sobrecarga de serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde 70% dos pacientes atendidos eram classificados como pouco urgente ou não urgente, ou seja, poderiam ter a sua demanda resolvida na própria UBS. Aliado a esse cenário, o cuidado era centrado na figura do profissional médico, de forma que as demais categorias assumiam papel coadjuvante no cuidado a saúde dos usuários, contribuindo para a falta de reconhecimento profissional. Frente exposto ficou claro o percurso do usuário na rede e a necessidade de repensar o processo de trabalho e organização da atenção primária à saúde no município, com implantação de estratégias que contribuíssem para a ampliação do acesso na APS. OBJETIVOS Ampliar o acesso na APS através da reorganização do processo de trabalho, contribuindo para redução do absenteísmo, redução da sobrecarga de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento e aumentar a satisfação do usuário em relação ao serviço de saúde. METODOLOGIA O desenvolvimento do projeto aconteceu em 04 etapas: Primeira etapa: Foram realizados levantamentos dos dados de todas as UBS pelos Sanitaristas do NASF, tais como, tempo de espera para consulta médica em dias, percentual de absenteísmo, percentual de demanda espontânea e principal motivo pela procura no serviço de saúde, índice de satisfação dos usuários e perfil da população e atendimentos realizados na Unidade de Pronto Atendimento. Segunda ATENÇÃO BÁSICA 69

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